BEST OF THE BEST

arroz de jaca e cogumelos no forno
Ir já para a receita

Há dias em que parece que tudo o que cozinhamos sai mal, há outros em que começamos a inventar e sai tudo bem à primeira. Este arroz de jaca e cogumelos no forno foi criado num destes últimos. A ideia formou-se na minha cabeça (inspirada num prato que a minha mãe fazia), fiz com que se materializasse e entrou diretamente para o topo. Pode-se mesmo dizer que talvez seja a minha melhor receita :)

Assim, não podia haver melhor altura para a partilhar convosco do que como sugestão para a noite de passagem de ano/dia de ano novo. E também para todos os jantares e almoços que vêm aí em 2020, claro.

Desta forma, este arroz de jaca e cogumelos no forno é um prato que eu garanto que vai surpreender e maravilhar todos e qualquer um. Desde os mais novos aos mais velhos. Não por ser uma receita minha, mas sim porque cá em casa é assim. A minha mãe adora e está-me sempre a pedir para fazer, o meu pai gosta muito, as minhas amigas sonham com ele (mesmo!) e a minha família aprova. E todos repetem eheheh.

Mas o que vem a ser isto de jaca?

A jaca é uma fruta tropical, típica do e muito consumida no Brasil. Tem uma textura particular (atenção: não é “esquisita”) e que permite que seja desfiada e, como tal, utilizada em muitos pratos principais (atenção nº2: não é doce, é bastante neutra).

Cá em Portugal, existe à venda, já descascada e cortada (quando está inteira, a jaca é uma fruta muito grande e bastante difícil de arranjar, se não soubermos como o fazer), em latas de alumínio e em frascos de vidro (embora estes últimos sejam mais raros; só mais recentemente é que começaram a aparecer). Ora, isto torna a jaca muito prática e muito rápida de utilizar.

Um pequeno aviso: não comprem jaca em calda para utilizar nesta receita. Essa sim é doce, pois tem adição de açúcar. Sendo este um prato principal e não uma sobremesa, não vai resultar.

arroz de jaca e cogumelos no forno 4

Vamos, então, criar magia?

Ingredientes (para 5 pessoas):

250g a 300g de jaca
300g de cogumelos marron laminados
1 chávena e meia de arroz de bago fino (Thai ou Basmati, por exemplo) – passado por água
1 cebola picada
4 colheres de sopa de azeite
3 chávenas e meia de água (875mL)
Algumas gotas de sumo de limão
2 e 1/2 colheres de chá de alho em pó
2 colheres de chá + 1 pitada de sal
Pimenta qb (opcional)
2/3 de chávena de nozes (60g)
1 colher de sopa bem cheia de levedura nutricional

Procedimento:

1 – Num tacho de tamanho médio, em lume médio-alto, fazer um refogado com meia cebola e 2 colheres de sopa de azeite durante cerca de 3 minutos.

2 – Aumentar para lume alto. Acrescentar os cogumelos e meia colher de chá de sal, mexer e deixar cozinhar até que libertem grande parte da água (mas não toda).

3 – Juntar a jaca e diminuir para lume médio.

4 – Temperar com meia colher de chá de sal, pimenta, 1 e meia colher de chá de alho em pó e sumo de limão.

5 – Mexer muito bem, tapar o tacho e deixar cozinhar durante cerca de cinco minutos.

6 – Após esse tempo, abrir e retirar a jaca e os cogumelos para um prato (tentando deixar algum molho no tacho, se for possível).

7 – No mesmo tacho, fazer novamente um refogado com a cebola restante e 2 colheres de sopa de azeite, em lume médio-alto, durante cerca de 3 minutos.

8 – Juntar o arroz, a água e 1 colher de chá de sal e aumentar para lume alto até começar a ferver.

9 – Seguidamente, diminuir para lume médio e deixar cozinhar.

10 – Entretanto, pré-aquecer o forno a 180°C.

11 – Quando faltarem cerca de 5 minutos para o arroz estar pronto (ainda deve ter bastante água), desligar o lume.

12 – Posteriormente, numa assadeira, fazer uma primeira camada com metade do arroz. De seguida, colocar a jaca e os cogumelos. Depois, adicionar o restante arroz, formando uma terceira camada.

13 – Levar ao forno por 7 minutos.

14 – Entretanto, preparar a cobertura do assado (será um parmesão vegan).

15 – Para isso, num processador de alimentos, colocar as nozes, a levedura nutricional, 1 colher de chá de alho em pó e uma pitada de sal e processar até ficar homogéneo (mas crocante). Reservar.

16 – Após os 7 minutos, retirar o arroz do forno, fazer uma quarta camada com o parmesão vegan e levar ao forno por mais 3 minutos.

17 – Retirar do forno e servir. Vão todos adorar!

Substituições:

Os cogumelos marron (cogumelos castanhos) podem ser substituídos por cogumelos Paris (cogumelos brancos).

A levedura nutricional pode ser trocada por levedura de cerveja.

As nozes podem ser substituídas por amêndoa.

Francisca

3 comentários sobre “Arroz de jaca e cogumelos no forno”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.