O MEU ASSADO DE DOMINGO

Assado de tofu com abóbora, cenoura e castanhas
Ir já para a receita

Este belo assado de tofu com abóbora, cenoura e castanhas é simples, saudável e maravilhoso. Um assado de domingo à moda do Meaningful Flavours!

É fácil de preparar e, sendo feito no forno, não envolve muito tempo pela cozinha. Tem também a vantagem de ser uma refeição principal completa numa única travessa: temos o tofu como fonte de proteína vegetal, as castanhas como fonte de hidratos de carbono complexos, a cenoura e a abóbora como legumes, o azeite como gordura e muita fibra, vitaminas e minerais! Porque podemos (e devemos) ter prazer em comer bem :)

Um assado pode ser uma refeição nutricionalmente rica e deliciosamente saborosa. E este é a prova.

Gosto mesmo muito de assados e este assado de tofu com abóbora, cenoura e castanhas é, sem dúvida, dos meus favoritos. Adoro todos os ingredientes (a cenoura e a abóbora são dos meus legumes preferidos; e assadas ainda melhor!), todos os sabores e combinações entre eles. Até já perdi a conta à quantidade de vezes que o fiz eheheh!

E é uma excelente escolha para o almoço de domingo, familiares incluídos :)

Antes de passarmos à receita, quero apenas dizer que este é um assado com castanhas (das quais gosto muito, muito, muito), mas estão à vontade para as substituir por batatas (daquelas especiais para assar e que são deliciosas) ou até fazer metade castanhas e metade batatas. Já experimentei de todas as formas e fica sempre muito bom! Tenho a certeza de que também vão gostar.

Assado de tofu com abóbora, cenoura e castanhas 4

Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):

500g de tofu
3 cenouras (com casca)
1/2 abóbora manteiga (com casca)
3 dúzias de castanhas congeladas (aproximadamente)
1 colher de chá de sal
Pimenta a gosto (opcional)
1 colher de chá de alecrim desidratado
5 a 6 folhas de louro (fresco ou desidratado)
5 a 6 ramos pequenos de alecrim fresco
1 colher de chá de pimentão doce em pó
1 colher de chá de alho em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó
1/2 colher de chá de pimentão doce fumado (opcional)
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinho do Porto
2 colheres de sopa de molho de soja

Procedimento:

1 – De preferência na noite anterior, escorrer, passar rapidamente por água e secar muito bem, com um pano de cozinha, o bloco de tofu (apertando bem). Cortá-lo em cerca de 12 fatias.

2 – Numa tacinha, misturar o pimentão doce, o alho em pó, os cominhos e o pimentão doce fumado com 2 colheres de sopa de azeite, o vinho do Porto e o molho de soja.

3 – Numa tupperware, temperar as fatias de tofu com esta marinada, espalhando-a bem (ambos os lados de todas as fatias devem ter marinada). Fechar a tupperware e deixar marinar (se for durante a noite ou durante um período longo, guardar no frigorífico).

4 – Já no dia da refeição, pré-aquecer o forno a 180ºC.

5 – Sem descascar, cortar a cenouras em rodelas e a abóbora em cubos (retirando apenas as sementes desta última).

6 – Numa assadeira grande, colocar a cenoura, a abóbora e as castanhas. Temperar com o sal, a pimenta, o alecrim desidratado e 2 colheres de sopa de azeite. Com as mãos, envolver tudo muito bem.

7 – Abrir um espaço no centro da assadeira e colocar nele as fatias de tofu, em formato de bloco (como se vê na assadeira das fotografias). Nos espaços entre elas, colocar (alternadas e junto ao centro das fatias) as folhas de louro e os raminhos de alecrim (se for necessário, cortá-los com uma tesoura para que fiquem mais pequenos).

8 – Ajeitar a abóbora, a cenoura e as castanhas e levar ao forno durante 40 minutos, mexendo a parte da abóbora, cenoura e castanhas após 20 minutos.

9 – Servir na hora.

Substituições:

A cenoura e a abóbora podem ser substituídas por outros legumes a gosto (neste caso, o tempo de assar pode variar).

As castanhas podem ser substituídas por batatas (ou metade das castanhas por batatas, ficando um assado com castanhas e batata). As batatas que mais se adequam a este prato são as batatas especiais para assar.

O pimentão doce fumado pode ser omitido ou substituído por pimentão doce.

O alecrim desidratado pode ser substituído por outra erva aromática desidratada (como tomilho) ou mistura de ervas aromáticas desidratadas (como ervas de Provence).

As folhas de louro podem ser substituídas por raminhos de alecrim e vice-versa.

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, utilizem um molho de soja certificado como tal. O molho de soja tamari cumpre este requisito. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Receita em vídeo:

Deixo-vos também a receita deste assado de tofu com abóbora, cenoura e castanhas em formato de vídeo rápido :)

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.