“LEITE” DE AVEIA
Ir já para a receita
Bebida de aveia (também conhecida por “leite” de aveia).
As bebidas vegetais vieram para ficar. São as alternativas vegetais ao leite (daí a designação comum de “leites” vegetais, apesar de o nome legal e comercial ser “bebidas vegetais”) e as suas possibilidades de utilização são inúmeras. Podem ser bebidas como se de um copo de leite se tratasse ou utilizadas para preparar variadíssimas receitas. Entre as receitas mais comuns, temos as clássicas papas de aveia (como as papas de aveia, banana e cacau com surpresa ou as papas de aveia, maçã e limão).
Se é verdade que este mercado está em expansão, com cada mais opções disponíveis para os consumidores (umas mais e outras menos nutritivas), é também verdade que muitas destas bebidas são facilmente preparadas em casa. A vantagem: um preço muito mais acessível, um controlo total sobre os ingredientes (podemos preparar uma bebida bem saborosa, nutritiva e saudável) e a ausência de embalagens (os ingredientes podem até ser comprados a granel), o que se traduz num menor impacto ambiental.
Uma destas bebidas é a bebida de aveia (para mim, a mais doce, de forma suave, e cremosa de todas as bebidas vegetais), a qual vos ensino hoje a preparar. Para isso, apenas precisam de água e flocos de aveia. É esta a base. Se quiserem, há ainda a opção de juntar uma pitada de sal, aromatizar a bebida com paus de canela ou estrelas de Anis, por exemplo, ou até adoçar um pouco, recorrendo a adoçantes naturais como tâmaras ou xarope de ácer.
Vamos a isto!
Ingredientes (para 1 frasco grande, cerca de 1L):
50g a 100g de flocos de aveia
3 chávenas + 2/3 de chávena de água (900mL) + água qb (para demolhar)
Pitada de sal (opcional)
Extras (para aromatizar): 1 a 2 paus de canela e/ou 1 a 2 estrelas de Anis e/ou 1 colher de chá de essência de baunilha
Extras (para adoçar): 1 a 3 tâmaras ou 1 colher de sopa de xarope de ácer (ou xarope de agave, xarope de flor de coco, geleia de arroz, xarope de tâmaras)
Procedimento:
1 – Colocar os flocos de aveia numa taça pequena e cobrir com água. Para uma bebida mais leve, utilizar 50g de flocos de aveia. Para uma bebida mais cremosa, utilizar 100g. Deixar demolhar entre 30 minutos a 8 horas. Se forem utilizadas tâmaras, paus de canela ou estrelas de Anis, demolhá-los juntamente com a aveia. Para as tâmaras, quantas mais forem utilizadas, mais doce ficará a bebida de aveia.
2 – Após este tempo, retirar as tâmaras, os paus de canela e as estrelas de Anis (se utilizados), escorrer os flocos de aveia e passá-los por água corrente.
3 – Colocar os flocos de aveia no liquidificador e juntar o sal, a água e as tâmaras (se utilizadas). Caso seja utilizado xarope de ácer (ou outro) para adoçar ou essência de baunilha para aromatizar, juntá-los também ao liquidificador.
4 – Triturar durante cerca de 1 minuto.
5 – Utilizando um pano ou um guardanapo de pano fino (ou outro tecido que permita coar e que tenham disponível em casa; não é necessário ser um tecido comprado propositadamente para este fim), coar este “leite” para um jarro grande. Este passo deve ser realizado aos poucos: colocar o pano coador por cima do jarro, pressionar o centro para que este fique dentro do jarro, deitar a bebida vegetal por cima do pano até ficar próxima das bordas do jarro, fechar o pano e enrolar e espremer bem com as mãos para coar. Repetir até acabar.
6 – Transferir a bebida de aveia coada para um frasco de vidro grande e conservar no frigorífico durante 3 a 5 dias (pode também ser congelada: em doses individuais, por exemplo). O resíduo que sobrar do processo de coar (uma espécie de “polpa”) pode ser utilizado em papas de aveia ou para fazer bolachas. Este deve ser conservado no frigorífico dentro de uma tupperware bem fechada até ser utilizado (durante 3 a 5 dias, podendo também ser congelado).
Notas:
Para uma bebida de aveia mais leve, utilizem 50g de flocos de aveia, a água e o sal. Para uma bebida de aveia mais cremosa, doce e saborosa, ideal para ser bebida simples ou para acrescentar um toque especial a receitas, utilizem 100g de flocos de aveia, o sal e as tâmaras (ou o xarope de ácer).
Caso apreciem o sabor, podem ainda utilizar paus de canela e/ou estrelas de Anis ao demolhar (retirando-os antes de triturar).
Conservação:
A bebida de aveia deve ser guardada num frasco limpo e bem fechado, dentro do frigorífico, e consumida dentro de 3 a 5 dias após a sua preparação. Pode ainda ser congelada. A fim de ser mais prático, sugiro a congelação em doses individuais da quantidade de bebida que não irão consumir no prazo de 3 a 5 dias. Depois, é só ir descongelando e usando, conforme necessitem.
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, utilizem flocos de aveia certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.