Olá a todos!

Sejam BEM-VINDOS ao Meaningful Flavours!

Este será um espaço de partilha, onde poderão encontrar muitas receitas que têm sempre em comum o seguinte: são 100% vegetais e absolutamente deliciosas!

Eu sou a Francisca, tenho 18 anos, sou vegetariana e adoro, adoro, adoro cozinhar!

Como tal, fez-me todo o sentido criar um projeto que fosse acessível a todos onde pudesse partilhar um pouco daquilo que me traz tanta alegria :)

Já tinha uma página no Instagram (a qual podem acompanhar aqui) e no Facebook (a que podem aceder através daqui). Todavia, mesmo utilizando estas duas redes sociais, sempre senti que faltava algo… O meu projeto ainda não estava completo.

Assim sendo, decidi expandi-lo, criando um website. Ao mesmo tempo, renovei o seu nome e a sua imagem, para que estivesse mais ligado a mim e àquilo que faço. Deste modo, surgiu o Meaningful Flavours.

Aqui, vou partilhar muitas receitas vegetarianas, todas saborosas, saudáveis e nutritivas, as quais prometo que vos vão encantar, quer sejam vegetarianos quer não, pois este projeto é mesmo para todos. Também poderei publicar outros artigos ocasionalmente, se vir que se encaixam nesta temática ou se fizer sentido apresentar-vos algo.

O meu objetivo é transmitir que a comida 100% vegetal é muito apetitosa e repleta de sabor. Ao mostrar-vos aquilo que me faz feliz, espero que se sintam tentados a experimentar também e que vejam que as receitas vegetarianas, ao contrário do que possam pensar, não são nada complicadas.

Após esta breve apresentação, caso queiram saber mais acerca de mim e do meu projeto, podem visitar as páginas Sobre mim e Sobre o Meaningful Flavours.

As 10 primeiras receitas do website

Neste primeiro post, decidi também reunir as 10 primeiras receitas que já se encontram publicadas, criando um pequeno “kit” de cozinha vegetariana.

Por outras palavras, este conjunto de receitas contém um pouco de tudo. Desde pequenos-almoços e snacks, passando por refeições principais e até sobremesas. É quase como se fosse uma amostra (mesmo muito pequenina) do que é a dieta vegetariana.

Isto posto, as receitas são as seguintes:

1. Bolinhas de alheira

Este aperitivo é um dos clássicos cá por casa. Está presente em praticamente todos os almoços e jantares, tanto de família como com amigos. É simples e fácil de fazer (tem apenas um ingrediente) e é tão delicioso que convence até os mais reticentes! Já fiz o “teste” várias vezes e nunca falhou! Querem saber de que é que estou a falar? Vejam a receita, façam também e contem-me :)

2. Húmus clássico

Esta receita tinha de ter, sem dúvida, um lugar garantido nesta lista. O húmus é uma pasta de grão-de-bico, de origem árabe, que é deliciosa ao ponto de se tornar mesmo viciante. Esta é a minha receita preferida. É o húmus tradicional e promete não deixar ninguém indiferente.

3. Sopa de abóbora, espinafres e ervilhas

Gosto mesmo muito de sopa. É aquele aconchego ao estômago antes de se iniciar a refeição. Além do mais, é um dos meus hábitos portugueses preferidos. Como tal, partilho convosco esta receita que se preza pela simplicidade no número de ingredientes, de modo a destacar cada um deles. É uma verdadeira delícia reconfortante!

4. Grão, cenoura e abóbora no forno

Esta receita é tão simples de fazer que tinha de ser uma das primeiras a ser publicada (e claro que tinha de estar incluída neste conjunto). Acredito mesmo que qualquer um consegue fazê-la. É fácil, prática e deliciosa! E, apesar de vos poder parecer estranho assar grão-de-bico, este vai ficar muito crocante. Então combinado com a cenoura e com a abóbora… Mmmm… Prometo que vão adorar!

5. Ervilhas estufadas com tomate, cenoura e pimento

Quem é que não gosta de receitas simples, com os chamados ingredientes “básicos” (ou seja, aqueles que todos temos em casa)? Esta receita vai buscar isso mesmo. Reuni os sabores da gastronomia portuguesa, criando um prato muito simples, leve, mas delicioso.

6. Caril cor de laranja

Bem, esta receita foi uma reviravolta na forma como via as lentilhas laranja. Estas sempre foram (e ainda continuam a ser) as leguminosas de que menos gosto… Após muitas tentativas frustradas de confecioná-las, estava mesmo quase a desistir e a aceitar que estas lentilhas não eram para mim. Contudo, descobri finalmente uma maneira deliciosa de as cozinhar e que me agrada mesmo muito: este caril.

7. Tofu mexido com salsa e tomate cereja

Um desafio: “mexer” com uma receita típica e criar uma alternativa igualmente saborosa e apetitosa. Não é uma substituição (aliás, esse nem foi o meu objetivo quando criei a receita), pois os sabores são diferentes, mas este prato é mesmo delicioso.

8. Pão com manteiga de amendoim, banana e canela

O meu vício.

9. Papas de aveia, pera e alfarroba

Reconfortantes e deliciosas. Quentinhas e saborosas. Práticas e fáceis de fazer. Perfeitas para dias frios.

10. Gelado de banana e açaí

Esta receita começou uma autêntica “revolução” no universo dos gelados cá em casa. Porquê? Porque é uma de-lí-ci-a. E, ao mesmo tempo, é saudável e muito prática de fazer. Em suma, este gelado caseiro veio para ficar.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.