PORQUE OS CASEIROS SABEM MELHOR
Ir já para a receita
Nada bate a sensação de sermos nós a fazer os nossos próprios biscoitos e bolachas. Estes pequenos pedaços de prazer, que já de si são deliciosos, parecem ficar ainda mais saborosos quando são caseiros.
Para além disto, ao sermos nós a confecioná-los, reduzimos o desperdício de embalagens e conseguimos controlar os ingredientes, criando docinhos saudáveis, com componentes naturais e sem prejudicar o sabor.
No entanto, tenho a perfeita noção de que nem sempre é fácil… Muitas vezes, as receitas que existem têm demasiados ingredientes e os passos a seguir podem ser complicados e demorados.
Tendo isto em mente, desenvolvi esta receita de biscoitos de amêndoa a fim de combater estas dificuldades. Deste modo, os ingredientes são poucos, simples e saudáveis. Apenas a geleia de arroz, à primeira vista, poderá parecer um pouco estranha, mas esta é uma boa alternativa ao açúcar refinado. É produzida através da fermentação do arroz integral e vai ajudar a ligar a massa dos biscoitos. Continuando, relativamente às etapas a realizar, estas não são complicadas e requerem pouco tempo e um pequeno número de utensílios.
Assim, estes biscoitos de amêndoa são, sem dúvida, acessíveis a qualquer um!
Bem, com todas estas vantagens, quase que me esquecia de vos falar do sabor, que é um elemento fundamental. Em poucas palavras (para podermos passar à receita eheheh), tenho a dizer-vos que estes biscoitos são mesmo, mesmo, mesmo uma delícia! Experimentem. Garanto que não se vão arrepender! :)
Ingredientes (para cerca de 18 biscoitos):
2/3 de chávena de farinha de espelta (75g)
2/3 de chávena de farinha de espelta integral (75g)
2/3 de chávena de farinha de amêndoa/amêndoa moída (100g)
1 colher de chá de fermento
1 pitada de baunilha em pó (opcional)
1 pitada de sal
1/2 chávena de geleia de arroz (150g)
2 colheres de sopa de iogurte de soja natural (50g)
Procedimento:
1 – Pré-aquecer o forno a 180ºC.
2 – Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
3 – Numa taça, misturar os ingredientes sólidos (farinha de espelta, farinha de espelta integral, farinha de amêndoa ou amêndoa moída, fermento e baunilha em pó) com uma colher de sopa.
4 – Acrescentar a geleia de arroz e misturar muito bem. Juntar o iogurte de soja e voltar a misturar.
5 – Com a ajuda de uma colher de sobremesa e de uma colher de chá, formar bolinhas (imperfeitas e um pouco achatadas) e dispô-las no tabuleiro, bem separadas.
6 – Levar ao forno durante cerca de 15 minutos.
7 – Deixar arrefecer completamente antes de devorar :)
Substituições:
As farinhas de espelta e de espelta integral pode ser trocadas por farinha de trigo (branca e integral, nas mesmas proporções, ou totalmente branca).
Receita em vídeo:
Deixo-vos também a receita destes biscoitos de amêndoa em formato de vídeo rápido :)