ESPECIALMENTE PARA OS MAIS RETICENTES
Ir já para a receita
“Bolinhas de quê?! Alheira? Mas isso não é carne?”
Bem, como já devem ter imaginado, estas bolinhas são especiais ou não estariam aqui no website :)
Ao contrário do que muitas pessoas (ainda) pensam, hoje em dia, já é possível encontrar muitas alheiras 100% vegetarianas à venda. Felizmente, não só em lojas especializadas (como as de produtos biológicos e as vegetarianas) mas também em supermercados e hipermercados convencionais, onde a alheira vegetariana do Eurofumeiro é a mais comum.
E, deixem-me que vos diga, até hoje, ainda não encontrei nenhuma de que não tivesse gostado.
Claro que também tenho as minhas preferidas: as alheiras vegetarianas dos Enchidos Agramonte e as alheiras biológicas de cogumelos shiitake e legumes do Cogumelos do Migaas. São mesmo deliciosas!
Voltando agora a esta receita, garanto-vos que convence até os mais reticentes! Sempre que vem cá a casa alguém que ainda não as provou, faço o “teste”. Principalmente quando a refeição não é exclusivamente vegetariana para os convidados não estarem condicionados.
Em primeiro lugar, coloco as bolinhas de alheira na mesa. Como estão rodeadas de produtos não vegetarianos, não digo nada. De seguida, espero algum tempo, a fim de que toda a gente prove. Só então é que revelo o “segredo”. E as reações são espetaculares: fica toda a gente estupefacta! Até já me chegaram a perguntar, com um ar muito incrédulo, se tinha mesmo a certeza de que eram vegetarianas, vejam lá!
Adicionalmente, esta receita é extremamente fácil de preparar e tem apenas UM INGREDIENTE: alheira vegetariana! Não é preciso mesmo mais nada.
Não acreditam? Ora verifiquem!
Ingredientes (para 8 a 12 bolinhas):
1 alheira vegetariana
Procedimento:
1 – Pré-aquecer o forno a 180°C.
2 – Forrar um tabuleiro de forno com um tapete de silicone reutilizável ou, em alternativa, com papel vegetal.
3 – Abrir uma alheira vegetariana, retirar a “tripa” (que é sintética) e, com as mãos, moldar a alheira em forma de bolinhas.
4 – Colocá-las no tabuleiro, de modo a ficarem afastadas umas das outras, e levar ao forno em torno de 20 minutos.
5 – Servir ainda quentes.
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, utilizem uma alheira vegetariana que esteja certificada como tal. As alheiras vegetarianas dos Enchidos Agramonte, por exemplo, existem na versão sem glúten.
Receita em vídeo:
Deixo-vos também a receita destas bolinhas de alheira em formato vídeo rápido, com apenas 30 segundos :)