BOLO AO LANCHE: PORQUE NÃO? ;)
Ir já para a receita
Este delicioso bolo de caneca de maçã, cacau e avelã é a segunda receita da série de “Lanches rápidos”: receitas fáceis de fazer, com poucos ingredientes e muito saborosas, que se preparam em poucos minutos. São nutritivas e ideais para aquelas alturas em que o tempo é escasso, seja devido ao estudo (épocas de exames e épocas de testes, por exemplo) seja devido ao trabalho, mas em que queremos continuar a comer um lanche saudável e nutritivo, que nos dê toda a energia de que precisamos.
A primeira receita desta série foi uma granola de banana e manteiga de amendoim! Se ainda não a conhecem, podem vê-la aqui (inclui vídeo com a receita) :)
No que toca a este bolinho, quem não adora um bom bolo de caneca? ;)
Este é feito com 6 simples ingredientes (mais sal e fermento) e em cerca de 5 minutos. É um bolo 100% integral, sem qualquer açúcar nem óleo adicionados, o que faz dele uma opção nutritiva e equilibrada, ideal para um lanche saudável (ou até mesmo para o pequeno-almoço!). Como o bolo leva 1/2 maçã, costumo cortar em fatias a metade que sobrou e aquecer uma caneca de bebida vegetal para ficar com uma refeição completa. Com um chá quentinho também deve ficar uma maravilha!
Mesmo sendo um bolo integral, sem qualquer açúcar nem óleo adicionados (vamos usar maçã, tâmaras e manteiga de avelã para os substituir) não é por isso que é um bolo “sem sabor”… Bem pelo contrário! Até podia ser uma sobremesa eheheh. É um bolo fofinho e húmido, com o balanço perfeito entre maçã, avelã e cacau. Yummy :)
Antes de passarmos à receita deste belo bolo de caneca de maçã, cacau e avelã, quero apenas referir que é mesmo muito importante respeitarem as quantidades e o procedimento para obterem o melhor resultado possível. Um bolo é muito sensível a pequenas variações e facilmente fica com a textura ou o sabor alterados. Para além disto, o procedimento foi concebido para que todos os elementos do bolo fiquem bem misturados e para não ficarmos com farinha no fundo da caneca, como muitas vezes acontece… Olhem também para as notas e possíveis substituições para perceberem que adaptações podem fazer.
E agora, sem mais demoras, let’s do this! :D
Ingredientes (para 1 caneca):
3 colheres de sopa de farinha de trigo integral (27g)
1 colher de chá de cacau em pó
1 colher de café de fermento em pó
1 pitada de sal (de preferência, moído na hora)
1/2 maçã, com casca (docinha) – aproximadamente, 60g
3 tâmaras pequeninas, descaroçadas (ou 1 a 2 tâmaras de tamanho maior)
1/2 colher de sopa de manteiga de avelã (10g) – ver receita de manteiga de avelã caseira aqui
3 colheres de sopa de bebida vegetal (45mL) – ou mais, se necessário
Procedimento:
1 – Numa caneca que possa ir ao micro-ondas, colocar a farinha de trigo integral, o cacau, o fermento e a pitada de sal. Misturar e reservar.
2 – Dividir a 1/2 maçã ao meio. Cortar uma das metades obtidas (que corresponde a 1/4 de uma maçã inteira) em pedaços médios (de forma grosseira) e transferi-los para um copo apropriado para usar a varinha mágica. Cortar a outra metade em cubinhos pequeninos (desta vez, com algum cuidado) e reservá-los.
3 – Partir um pouco as tâmaras e acrescentá-las ao copo.
4 – Juntar a bebida vegetal e, com a varinha mágica, triturar tudo muito bem (colocar a mão na “boca” do copo para evitar que salpique).
5 – Com cuidado, retirar a varinha mágica do copo, acrescentar a manteiga de avelã e voltar a triturar com a varinha mágica. Retirar a varinha mágica.
6 – Dividir os cubinhos de maçã que estavam reservados em 3 grupos, aproximadamente iguais.
7 – Acrescentar um dos grupos de maçã ao copo e envolver. Juntar também a mistura de farinha, cacau, fermento e sal que se encontra na caneca e misturar tudo muito bem, devagarinho e com cuidado (convém ficar tudo mesmo muito bem misturado). Se a massa ficar demasiado densa (o objetivo é obter uma massa densa, mas que se consiga mexer e envolver), acrescentar mais bebida vegetal (aos poucos).
8 – Pegar na caneca, agora vazia, e colocar nela um dos grupos de cubinhos de maçã, a cobrir o fundo. Isto irá fazer com que, no fundo do bolo, tenhamos uma camada de maçã.
9 – Com cuidado, transferir a massa do bolo para a caneca. Utilizar um salazar ou uma espátula no final, de forma a aproveitar tudo muito bem!
10 – Finalmente, ajeitar um pouco a massa do bolo para que a superfície fique mais uniforme e levar ao micro-ondas durante 2 minutos a 750W.
11 – Após os 2 minutos, esperar uns segundinhos antes de retirar a caneca do micro-ondas para que o bolo não sofra uma mudança muito brusca de temperatura.
12 – Depois, retirar a caneca e acrescentar o último grupo de cubinhos de maçã no topo do bolo (pode até ser com as mãos para que fiquem mais bonitinhos).
13 – Apreciar um delicioso bolo de caneca!
Substituições:
A farinha de trigo integral pode ser substituída por farinha de espelta integral. Em alternativa, pode ser substituída por farinha de trigo branca (a farinha “normal”, que todos conhecemos) ou por farinha de espelta branca.
A manteiga de avelã pode ser substituída por outra manteiga de oleaginosas a gosto, como manteiga de amêndoa (ver receita caseira aqui), ou por manteiga de amendoim (ver receita caseira aqui). No entanto, convém que a manteiga de oleaginosas utilizada tenha uma textura mais líquida, para dar humidade ao bolo, uma vez que se encontra a substituir o óleo.
Notas:
Este bolo de caneca de maçã, cacau e avelã foi pensado para ser uma opção de lanche/snack ou pequeno-almoço rápida e prática, daí ser uma dose individual confecionada no micro-ondas. Este é um método rápido, cientificamente comprovado como seguro, tanto para a saúde como para os alimentos (não causa maiores perdas de nutrientes em comparação com os outros métodos de confeção). Para quem quiser saber mais sobre o micro-ondas e como utilizá-lo de forma segura, sugiro a leitura desta publicação da Dr. Raquel Vareda, médica interna de saúde pública. No entanto, em alternativa ao micro-ondas, o bolo pode ser confecionado no forno.
Para micro-ondas de potência máxima mais elevada do que 750W, levar o bolo ao micro-ondas durante menos tempo. Em alternativa, escolher uma potência mais baixa, próxima de 750W.
Para micro-ondas de potência máxima mais baixa do que 750W, levar o bolo ao micro-ondas durante mais tempo.
Receita em vídeo:
Deixo-vos também a receita deste bolo de caneca de maçã, cacau e avelã em formato vídeo, tal como a partilhei nas redes sociais (a segunda receita do Meaningful Flavours neste formato)! Espero que gostem :)