FINALMENTE!

Cacau quente
Ir já para a receita

Chegou a receita mais esperada, a receita mais aguardada, a receita de cacau quente!

Quem não adora um belo chocolate quente? Quentinho, cremoso, docinho… É uma maravilha! Esta é a receita que faço sempre que me apetece um chocolate quente, seja pela manhã ou pela tarde. Numa versão mais saudável, fácil de fazer e sem açúcar adicionado, é um fabuloso… Cacau quente!

Cacau quente 2
Cacau quente 3

Para quem me acompanha nas redes sociais, esta é uma receita já há muito pedida. Foram muitas e muitas e muitas as tentativas até chegar a uma versão de cacau quente saudável que realmente me agradasse e que pudesse partilhar. Ao mesmo tempo que a tentava simplificar ao máximo. Já estão a ver que não foi tarefa fácil :)

Mas, entre mudanças nos ingredientes e no procedimento, finalmente consegui! Esta é uma receita de cacau quente simples, fácil de fazer, saudável, sem qualquer açúcar nem óleo adicionados e… DELICIOSA! E, por isso mesmo, estou muito feliz em vos poder dizer: vamos fazer cacau quente? :)

Cacau quente 4

Ingredientes (para 1 chávena):

3 tâmaras pequenas descaroçadas
2 colheres de chá (cheias) de farinha de araruta
2 colheres de chá (cheias) de cacau em pó
1 caneca de bebida vegetal (300mL)

Procedimento:

1 – Num liquidificador, colocar as tâmaras, a farinha de araruta, o cacau e a bebida vegetal. Triturar tudo muito bem, durante cerca de 3 minutos. A meio, parar, abrir o liquidificador e, com uma espátula, empurrar para baixo o que está nas laterais.

2 – Depois, transferir para um tacho pequeno e colocar em lume alto. Deixar cozinhar durante cerca de 8 minutos, mexendo frequentemente com a ajuda de um salazar ou de uma espátula. A meio, reduzir para lume médio-baixo.

3 – Desligar o lume e, se desejado, transferir de novo para o liquidificador e triturar por 30 segundos a 1 minuto, de modo a eliminar quaisquer grumos que tenham ficado e, ao mesmo tempo, criar umas bolhinhas.

4 – Servir quente e aproveitar :)

Nota:

Os tempos e respetivo lume presentes na receita são apenas indicações. Sempre que o lume estiver demasiado forte, devem reduzir para que não cole ao fundo do tacho.

Sugestão:

Para um cacau quente ainda mais especial, experimentem acrescentar outros ingredientes, como canela em pó, essência de baunilha ou até manteigas de oleaginosas (de amêndoa, de avelã, de amendoim, etc.) e uma pitada de sal.

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, basta utilizarem uma bebida vegetal certificada como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.