DEDICADO À MINHA MADRINHA

Creme de agrião
Ir já para a receita

Creme de agrião é a sopa preferida da minha madrinha. E é sempre nela que penso quando faço sopa de agrião. Assim, como não podia deixar de ser, dedico-lhe esta receita

Aliás, eu própria também passei a adorar creme de agrião. A minha avó fazia-o (e ainda faz) muitas vezes graças a este gosto da filha (a minha tia e madrinha) e, como é natural, habituei-me :)

O agrião é um vegetal muito interessante, de sabor característico e, diria eu, quase com a sua própria “personalidade”. Cresce em zonas húmidas, perto de rios e riachos, encontra-se na forma de pequenas folhas, bem fininhas, e é muito usado em sopas e saladas. Se não o conhecem, espreitem uma imagem aqui. A nível nutricional, é uma excelente opção, sendo uma boa fonte de vitaminas e minerais, entre os quais se destacam a vitamina C e a vitamina A!

Creme de agrião 2
Creme de agrião 3

Voltando-nos agora para a receita propriamente dita, este é um creme de agrião que adoro fazer e no qual procurei dar o máximo destaque ao mesmo. Consequentemente, é bem rico em agrião. Todavia, sempre em harmonia com os restantes ingredientes, essenciais para um resultado cremoso, saboroso e nutritivo.

O agrião está em época e esta sopa é uma ótima forma de o utilizarem. A textura é mesmo muito cremosa e suave (especialmente se seguirem o último passo da receita, o passo nº8) e o sabor é uma delícia! É perfeita para agradar a miúdos e graúdos. Ah! Não me podia esquecer: os ingredientes são poucos, simples e acessíveis. Encontram-nos em qualquer supermercado. Portanto, não podia ser mais fácil.

Vamos lá! ;)

Creme de agrião 4

Ingredientes (para cerca de 20 doses):

1 abóbora manteiga, com casca
300g de folhas de agrião
1 couve lombarda grande (ou 1 couve lombarda e meia)
8 dentes de alho
3 cebolas brancas
1 colher de sopa de sal
2,1L de água (aproximadamente)
Amendoins torrados qb (opcional) – para servir

Procedimento:

1 – Descascar a cebola e o alho.

2 – Lavar muito bem todos os vegetais e cortá-los em pedaços mais pequenos.

3 –  Colocá-los numa panela de pressão e juntar a água e o sal.

4 – Fechar muito bem a panela e colocar em lume alto.

5 – Quando começar a ferver (o vapor começa a sair intensamente), diminuir para lume médio-alto e deixar cozer por 20 minutos.

6 – Após esse tempo, desligar o lume, deixar que todo o vapor saia (muito importante) e só depois abrir a panela.

7 – Finalmente, passar tudo com a varinha-mágica e servir! Se necessário, acrescentar mais água até a sopa atingir a consistência desejada.

8 (passo opcional) – Para uma sopa mesmo muito aveludada e bem passada, transferir a porção a consumir para um recipiente mais pequeno (por exemplo, um copo apropriado para utilizar a varinha mágica) e voltar a passar, durante cerca de 30 segundos, com a varinha mágica.

Notas:

Para quem gostar de sopa sem ser passada, fazer o seguinte: colocar apenas metade do agrião na panela e reservar a outra metade. Seguir os passos da receita normalmente. Depois de tudo cozinhado e bem passado, acrescentar o restante agrião (cortado em folhas pequenas, se ainda não estiver assim) e deixar cozinhar por 5 minutos, sem voltar a fechar a panela. Está pronta!

A sopa pode ser dividida em porções individuais e congelada. Para consumir, basta descongelar diretamente num tacho pequeno ou, então, no micro-ondas. Em alternativa, com 24 a 36 horas de antecedência, colocar a dose pretendida no frigorífico, a fim de que descongele lentamente e com segurança alimentar.

Dica:

Se forem como eu e gostarem de que o creme fique mesmo muito cremoso e bem passado, sigam o passo 8. Antes de comerem, transfiram a porção para um recipiente mais pequeno e voltem a passar, durante cerca de 30 segundos, com a varinha mágica. Só assim irão obter o melhor resultado possível: vai ficar muito aveludado e de sabor incomparável! Experimentem!

Sugestão:

Uma vez no prato e antes de servir, experimentem colocar um pouco de amendoins torrados. Fica uma autêntica delícia!

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.