A PRIMEIRA RECEITA DE SOPA QUE PARTILHEI
Ir já para a receita
Este delicioso creme de beterraba e couve-flor foi a primeira receita de sopa que partilhei. E já muito tempo se passou desde que o fiz. Para terem uma ideia, na altura, o Meaningful Flavours não existia nem em formato de website nem em nome (!), uma vez que usava outra designação para este projeto que me é tão especial (não me vou alongar mais por aqui; no entanto, se tiverem curiosidade em saber mais sobre a história do Meaningful Flavours, sugiro que visitem a página Sobre).
Apesar de agora ser frequente fazê-lo, nesse tempo, não o tinha o hábito de partilhar receitas de sopa. Aliás, já tinha o projeto há uns meses quando publiquei esta primeira receita de sopa. Normalmente, as sopas que fazia eram apenas uma mistura aleatória dos vegetais que estivessem no meu frigorífico. Todavia, pela primeira vez, esta receita tinha sido pensada e ficou tão, mas tão deliciosa que tive mesmo de a partilhar.
Para além de ser fácil de preparar e de ter ingredientes simples, é uma receita muito saborosa e que faz jus ao nome: é super cremosa!
Mesmo com tudo isto, já sei que, ao ver beterraba no nome, há muita gente que vai torcer o nariz… A beterraba é um vegetal que possui uma cor extraordinária. Contudo, o seu sabor é forte e intenso e há quem o compare com terra. Eu sei bem o que isto é porque já fui exatamente assim (quando era pequena, tive, inclusive, uma má experiência com sumo de beterraba que me fez odiar este vegetal…).
Mas, apesar de, para estas pessoas, colocar beterraba em algo parecer estar fora de questão, há uma notícia motivadora: quando a beterraba é bem combinada com outros alimentos, é bem temperada ou é bem cozinhada, o sabor forte a terra não fica tão pronunciado e a beterraba torna-se bastante agradável.
E foi exatamente isso que passei a fazer e que me fez gostar de beterraba (apesar de estar convicta de que isso nunca iria acontecer)! De qualquer forma, se se identificam com esta situação, o meu conselho é começar devagar. Aos pouquinhos, comecem a introduzir este vegetal na vossa alimentação (sempre bem cozinhado/temperado/combinado; nada de sumos de beterraba! :P). Vão ver que facilmente se habituam e que passam a gostar.
No caso concreto deste creme de beterraba e couve-flor, a combinação da beterraba com todos os outros ingredientes dá um resultado fantástico, com um sabor bem longe de “terra”. Embora seja uma receita antiga, faço-a muitas vezes e adoro! Daí que a tenha querido partilhar aqui. É tão boa que tem todo o direito de ficar registada no Meaningful Flavours :)
Ingredientes (para cerca de 20 doses):
3 cebolas roxas
8 dentes de alho
2 beterrabas (com casca)
2 couves-flor (incluindo as folhas verdes)
5 cenouras (com casca)
20 a 30 acelgas coloridas
500g de grão de bico cozido
2,5L de água
1 colher de sopa de sal
Procedimento:
1 – Descascar a cebola e o alho.
2 – Lavar muito bem os restantes vegetais e cortar todos em pedaços mais pequenos.
3 – Colocá-los numa panela de pressão e juntar a água e o sal.
4 – Fechar muito bem a panela e colocar em lume alto.
5 – Quando começar a ferver (o vapor começa a sair intensamente), diminuir para lume médio-alto e deixar cozer por 20 minutos.
6 – Após esse tempo, desligar o lume, deixar que todo o vapor saia (muito importante) e só depois abrir a panela.
7 – Finalmente, passar tudo com a varinha-mágica e servir!
Nota:
Podem dividir o creme de beterraba e couve-flor em porções individuais e congelar, de modo a terem sempre sopa à disposição. Quando o quiserem consumir, basta descongelar diretamente num tacho pequeno ou, então, no micro-ondas. Em alternativa (sendo que é isto, por norma, o que eu faço), com 24 a 36 horas de antecedência, podem colocar a dose que vão comer no frigorífico, a fim de que descongele naturalmente.
Dica:
Se forem como eu e gostarem da sopa mesmo muito cremosa e bem passada, antes de comerem, transfiram a porção para um recipiente mais pequeno e voltem a passar, durante cerca de 30 segundos, com a varinha mágica. Só assim irão obter o melhor resultado possível: vai ficar muito aveludada e de sabor incomparável! Experimentem.
Sugestão:
Uma vez no prato e antes de servir, experimentem colocar um pouco de croutons de alho, salsa picada e sementes de cânhamo descascadas. Fica uma combinação deliciosa!
1 comentário sobre “Creme de beterraba e couve-flor”