UM CLÁSSICO CÁ EM CASA
Ir já para a receita
Este creme de cenoura e couve-flor com cebolinho é, indubitavelmente, um clássico cá por casa. Já o fiz inúmeras vezes, inclusive para almoços ou jantares com amigos e família. É sempre muito apreciado!
Aliás, a receita surgiu precisamente por ocasião de um jantar com amigos cá em casa. O meu pai pretendia servir um creme de cenoura e eu voluntariei-me para o preparar. Queria fazer algo mesmo muito simples, mas delicioso. Ou seja, queria conseguir um ótimo sabor e uma textura mesmo muito cremosa, utilizando poucos ingredientes. Um deles já estava definido: a cenoura. Mas sentia que faltava qualquer coisa…
Então, tive a ideia de utilizar couve-flor! Este vegetal é excelente para utilizar em sopas ou para fazer purés, por exemplo, pois confere-lhes uma cremosidade espetacular. Assim sendo, ficou decidido: seria um creme de cenoura e e couve-flor. E, para lhe dar um toque distinto, bastou juntar um pouco de cebolinho picado polvilhado no final :)
A partir daqui, este delicioso creme de cenoura e couve-flor com cebolinho passou a fazer parte das rotinas cá de casa. Volta e meia, faço-o e todos nos deliciamos. A sua simplicidade de ingredientes aliada ao seu sabor e textura fantásticos são o que mais me fascina! E tenho a certeza absoluta de que vai acontecer o mesmo convosco.
Passemos, então, à receita.
Ingredientes (para cerca de 20 doses):
3 cebolas
8 dentes de alho
12 cenouras (com casca)
1 e 1/2 couve-flor (incluindo as folhas verdes)
1 colher de sopa de sal
2L de água
Cebolinho picado a gosto
Procedimento:
1 – Descascar a cebola e o alho.
2 – Lavar muito bem os restantes vegetais e cortar todos em pedaços mais pequenos.
3 – Colocá-los numa panela de pressão e juntar a água e o sal.
4 – Fechar muito bem a panela e colocar em lume alto.
5 – Quando começar a ferver (o vapor começa a sair intensamente), diminuir para lume médio-alto e deixar cozer por 20 minutos.
6 – Após esse tempo, desligar o lume, deixar que todo o vapor saia (muito importante) e só depois abrir a panela.
7 – Finalmente, passar tudo com a varinha-mágica e servir, polvilhando com cebolinho picado!
Nota:
Podem dividir o creme de cenoura e couve-flor em porções individuais e congelar, de modo a terem sempre sopa à disposição. Quando o quiserem consumir, basta descongelar diretamente num tacho pequeno ou, então, no micro-ondas. Em alternativa (sendo que é isto, por norma, o que eu faço), com 24 a 36 horas de antecedência, podem colocar a dose que vão comer no frigorífico, a fim de que descongele naturalmente.
Dica:
Se forem como eu e gostarem da sopa mesmo muito cremosa e bem passada, antes de comerem, transfiram a porção para um recipiente mais pequeno e voltem a passar, durante cerca de 30 segundos, com a varinha mágica. Só assim irão obter o melhor resultado possível: vai ficar muito aveludada e de sabor incomparável! Experimentem.
Creme de cenoura, TOP!!!
Eheheh, o teu favorito! :)
Obrigada!
Beijinhos,
Francisca