EM MENOS DE 5 MINUTOS!

Cuscuz soltinho
Ir já para a receita

Este cuscuz soltinho é um acompanhamento super prático e fácil de fazer, perfeito para quando não há nada preparado! São precisos menos de 5 minutos para ficar pronto. Incrível!

Quando não há acompanhamento para o almoço ou jantar ou o tempo é escasso, é a solução ideal! Para que fique sempre soltinho e mesmo muito saboroso (o que nem sempre é fácil), trago-vos esta receita. Espero que gostem :)

Cuscuz soltinho 2

Para além de fácil e prático, o cuscuz é uma opção saudável para acompanhamento. Caso ainda não conheçam, é como uma massa muito pequenina, que se prepara temperando e adicionando água a ferver. Neste caso, vamos prepará-lo no micro-ondas, para uma opção ainda mais rápida (e totalmente segura)! E, desta forma, podemos usar água de cozer legumes (em vez de água), o que irá tornar o cuscuz ainda mais saboroso! Com a vantagem de ser uma opção sem desperdício :)

Para uma opção ainda mais nutritiva, podem utilizar cuscuz integral. Para uma opção sem glúten, basta escolherem um cuscuz isento de glúten.

Agora, reúnam o vosso cuscuz escolhido, sal, especiarias de que gostem (como pimentão doce e cominhos ou caril, por exemplo) e água de cozer legumes (ou água). E vamos a este cuscuz soltinho!

Cuscuz soltinho 3

Ingredientes (para 1 pessoa):

1/4 de chávena de cuscuz (qualquer um, incluindo integral)
sal qb
pimenta qb (opcional)
especiarias a gosto (sugestão: pimentão doce + cominhos), opcional
1/4 de chávena de água de cozer legumes (ou água)

Procedimento:

1 – Numa tacinha que possa ir ao micro-ondas, colocar o cuscuz, o sal e as especiarias. Misturar com a ajuda de uma colher de chá.

2 – Juntar a água de cozer legumes (ou a água) e misturar bem.

3 – Tapar com um prato (que também possa ir ao micro-ondas) e levar ao micro-ondas durante 2 minutos a 750W.

4 – Retirar do micro-ondas com cuidado (a tacinha vai estar muito quente).

5 – Destapar e soltar o cuscuz muito bem com uma colher ou com um garfo.

6 – Voltar a tapar e esperar um bocadinho.

7 – Destapar e soltar pela última vez.

8 – Servir imediatamente

Sugestão:

No início ou no final do procedimento, podem ainda acrescentar 1 colher de chá de azeite.

Notas:

A água de cozer legumes vai fazer com que o cuscuz fique muito saboroso. Para a preparar, basta cozer quaisquer legumes (couve, brócolos, cenoura, etc.) e guardar a água da cozedura dos mesmos num frasco bem fechado no frigorífico para estar sempre pronta a utilizar (dura 3-5 dias). Mais sabor e menos desperdício!

Caso usem água em vez de água de cozer legumes, acrescentem um pouco mais de sal, uma vez que a água de cozer legumes geralmente já tem sal.

Para uma quantidade maior de cuscuz, é importante levar ao micro-ondas durante mais tempo (ir verificando). A quantidade de água ou água de cozer legumes a utilizar deve sempre igualar a quantidade de cuscuz. O sal e as especiarias devem ser ajustados.

As especiarias podem ser omitidas ou substituídas por combinações a vosso gosto. Para além de pimentão-doce e cominhos, caril e curcuma/açafrão-das-Índias resultam muito bem!

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, basta utilizarem um cuscuz certificado como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Receita em vídeo:

Deixo-vos também a receita deste cuscuz soltinho em formato de vídeo rápido :)

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.