A GRANOLA ACABOU? NO PROBLEM!

Granola de frigideira
Ir já para a receita

Granola de frigideira. Crocante, rápida e maravilhosa!

A granola acabou e não têm tempo de fazer uma fornada? No problem! Tenho aqui a receita perfeita (e fácil): granola de frigideira. Conhecem? Em poucos minutos, está pronta e deliciosa :)

A receita original de granola é feita no forno, mas existem alternativas! Uma delas é utilizar a frigideira. Seja porque não têm (ou não querem utilizar) forno ou porque querem uma granola mais rápida, esta é uma boa opção! Demora menos tempo que a versão feita no forno e fica igualmente saborosa.

É uma boa ideia para o verão (utilizando a frigideira, não ficamos com a cozinha quente) ou até mesmo para casas mais pequenas (ou casas de férias) que não tenham forno. Porque ninguém deve ser privado dos prazeres da granola eheheh.

Granola de frigideira 3

Não é novidade o quanto adoro granola. A crocância, a combinação de sabores, a leve doçura… é mesmo uma delícia! Para além disto, adoro que, numa única receita, tenhamos cereais integrais (os flocos de aveia), oleaginosas e sementes, sempre prontos a enriquecer nutricionalmente uma refeição, com fibra, minerais e vitaminas.

Pode ser consumida simples (quem nunca comeu “granola com granola” que se acuse eheheh), com iogurte ou bebida vegetal ou até como topping crocante de um batido, pudim de chia, gelado de banana caseiro ou papas de aveia. Fica sempre maravilhosa!

Vejamos, então, esta receita bem fácil e bem deliciosa.

Ingredientes (para 1 a 2 pessoas):

6 colheres de sopa de flocos de aveia
1 mão de amêndoas, com ou sem pele
1 colher de sopa de sementes de abóbora (opcional)
1 colher de sopa de sementes de girassol (opcional)
1 pitada de sal (opcional)
1 colher de chá de óleo de coco (líquido)
2 colheres de chá de xarope de ácer

Procedimento:

1 – Picar grosseiramente as amêndoas.

2 – Numa frigideira antiaderente, em lume médio-alto, colocar os flocos de aveia, as amêndoas, as sementes de abóbora, as sementes de girassol e o sal e deixar tostar um pouco, mexendo de vez em quando.

3 – Juntar o óleo de coco e o xarope de ácer e misturar tudo muito bem. Deixar cozinhar um pouco. Se necessário, reduzir o lume.

4 – Retirar do lume e deixar arrefecer completamente (atenção: só quando estiver arrefecida é que a granola fica crocante!).

Substituições:

As amêndoas podem ser substituídas por outros frutos gordos a gosto (cajus, avelãs, amendoins, etc.), desde que estejam crus. Se já estiverem torrados, devem ser adicionados quase no final.

As sementes (de abóbora e de girassol) podem ser substituídas por outras sementes ao vosso gosto ou por oleaginosas.

O xarope de ácer pode ser substituído por outro adoçante líquido (xarope de agave, xarope de flor de coco, geleia de arroz ou xarope de tâmaras, por exemplo). Dependendo da substituição, o resultado poderá variar um pouco, mas ficará igualmente bom.

Conservação:

Esta receita foi pensada para ser consumida no momento. No entanto, a granola pode ser guardada num frasco esterilizado e bem fechado, após ter arrefecido completamente.

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, basta utilizarem flocos de aveia certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Receita em vídeo:

Deixo-vos também a receita desta granola de frigideira em formato vídeo, tal como a partilhei nas redes sociais! Espero que gostem :)

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.