É PRECISO DIZER MAIS ALGUMA COISA? 🤤

Ir já para a receita
Esta receita de granola de frigideira de amendoim e cacau é uma variação absolutamente deliciosa da granola de frigideira que partilhei convosco há uns tempos. Cheia de sabor, mega crocante e fácil de preparar. Oh yeah!
A granola de frigideira é uma granola feita na hora, rápida e fácil de fazer. Como o nome indica, é cozinhada na frigideira (em vez de ir ao forno). E demora menos tempo que a versão tradicional de granola. Assim, torna-se uma excelente alternativa para quem não tem forno, para quando a granola acaba e não há tempo de fazer uma fornada ou até mesmo para quem quer uma opção prática, sem ter de estar a utilizar o forno (nomeadamente, no verão).
A receita surgiu-me no Algarve, quando estive a passar férias com uma amiga. Como estávamos num pequeno apartamento, não tínhamos forno… Mesmo assim, queríamos ter bons pequenos-almoços e lanches. Com esta granola de frigideira de amendoim e cacau, ficámos com o problema resolvido. Que delícia!
E digo-vos já que acompanhada com fruta e iogurte ou bebida vegetal fica uma autêntica maravilha. Está mais que aprovada!

Assim sendo, vamos a isto!
Ingredientes (para 1 a 2 pessoas):
6 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de sopa de sementes de abóbora (opcional)
1 mão de amendoins, sem pele (naturais ou torrados*)
1 colher de café de cacau
1 colher de café de açúcar de coco
1 colher de chá de óleo de coco (líquido)
2 colheres de chá de xarope de ácer
1 pitada de sal (opcional)
Nota: O procedimento irá variar um pouco, conforme usem amendoins naturais ou já torrados.
Procedimento:
1 – Numa frigideira antiaderente, em lume médio-alto, colocar os flocos de aveia e as sementes de abóbora. Se os amendoins forem naturais, adicioná-los também. Deixar tostar um pouco, mexendo de vez em quando.
2 – Juntar o cacau e o açúcar de coco e misturar. De seguida, juntar o óleo de coco, o xarope de ácer e o sal e misturar tudo muito bem. Deixar cozinhar um pouco. Se necessário, reduzir o lume.
3 – Se os amendoins forem torrados, juntá-los quase no final e deixar cozinhar um bocadinho.
4 – Retirar do lume e deixar arrefecer completamente (atenção: só quando estiver arrefecida é que a granola fica crocante!).
Substituições:
Os amendoins podem ser substituídos por outros frutos gordos a gosto (cajus, avelãs, amêndoas, etc.), crus ou torrados (respeitando as diferenças de procedimento indicadas na receita).
As sementes de abóbora podem ser substituídas por outras sementes a gosto ou por oleaginosas.
O xarope de ácer pode ser substituído por outro adoçante líquido (xarope de agave, xarope de flor de coco, geleia de arroz, xarope de tâmaras, etc.). Dependendo da substituição, o resultado poderá variar um pouco, mas ficará igualmente bom.
O cacau em pó pode ser substituído por alfarroba em pó ou por chocolate em pó.
O açúcar de coco pode ser substituído por outro açúcar. O mascavado será o que se irá aproximar mais do resultado original, devido ao toque caramelizado que dá.
Conservação:
Esta receita foi pensada para ser consumida no momento. No entanto, a granola pode ser guardada num frasco esterilizado e bem fechado, após ter arrefecido completamente.
Bom apetite 🤪
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, basta utilizarem flocos de aveia certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.
Receita em vídeo:
Deixo-vos também a receita desta granola de frigideira de amendoim e cacau em formato de vídeo rápido :)