AI, MEU RICO HÚMUS!…

Húmus clássico
Ir já para a receita

Blog de receitas vegetarianas que é blog de receitas vegetarianas tem de ter uma receita de húmus. Húmus de beterraba, húmus de abóbora assada, húmus de pimento, húmus verde, húmus de batata-doce… há mesmo de tudo. Até húmus de feijão!

Como tal, não podia deixar de partilhar convosco a minha receita de húmus. Neste caso, o húmus clássico. Porque, apesar de também adorar as variações, para mim, o original será sempre o original. E então este…

Mas, antes de passarmos à receita, vou apresentar-vos um bocadinho (muito pequenino) de “teoria”, uma vez que (com muita pena minha) ainda há quem desconheça e nunca tenha provado húmus.

Húmus clássico 2

Assim, o húmus é uma pasta feita com grão-de-bico, que é tipicamente árabe. Pode ser utilizado para barrar, servido como entrada, com uns palitinhos de vegetais (pepino e cenoura, por exemplo), ou ainda constituir um prato principal, sendo que, nesta situação, sugiro que seja acompanhado de quinoa, palitos de batata-doce assada ou arroz.

Em termos culinários, é muito fácil de preparar, visto que basta triturar todos os ingredientes num processador de alimentos. Do mesmo modo, é ainda mais fácil de devorar, fica dado o aviso :)

Aqui, têm a minha receita de húmus clássico preferida, em que o sabor árabe que tanto queremos atingir é conseguido através do tahini (isto é, manteiga de sementes de sésamo) e das especiarias que são usadas (principalmente os cominhos).

Húmus clássico 3

Ingredientes (para 1 taça pequena):

250g de grão-de-bico cozido
1/2 colher de sopa de tahini (manteiga de sementes de sésamo)
1 dente de alho
Sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de água (cerca de 40mL)
1/2 colher de chá de sal
Pimenta preta a gosto (opcional)
1/2 colher de chá de pimentão doce em pó
1/2 colher de chá de cominhos em pó

Procedimento:

1 – Colocar o grão, o alho e o tahini num processador de alimentos e processar durante cerca de 20 segundos.

2 – Acrescentar o sumo de limão, o azeite e a água e processar durante 1 minuto (até ficar homogéneo), parando a cada 20 segundos para retirar, com um salazar ou com uma espátula, o que fica nas laterais.

3 – Juntar o sal, a pimenta, os cominhos e o pimentão doce e processar por mais 1 minuto, parando a meio para retirar o que fica nas laterais.

4 – Transferir o húmus para uma taça e refrigerar, pelo menos durante 1 hora.

5 – Servir.

Sugestão:

Uma vez no recipiente que vão usar (prato, taça, etc.), antes de servir, podem decorar com mais pimentão doce e um fio de azeite, por exemplo.

Receita em vídeo:

Deixo-vos também a receita deste húmus clássico em formato de vídeo rápido :)

Francisca

1 comentário sobre “Húmus clássico”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.