ÚNICA E GULOSA

Manteiga de avelã
Ir já para a receita

A manteiga de avelã é bastante subestimada no universo das manteigas de oleaginosas. No entanto, na minha opinião, isto só pode ser possível se não tiverem explorado todas as suas possibilidades (que são muitas!): barrada no pão é a mais simples, mas, a partir daqui, são inúmeras as combinações que se podem criar apenas com um bocadinho de criatividade :)

Por cima de fruta fresca (especialmente, maçã cortada em oitavos), fica deliciosa. Se a triturem com tâmaras e alfarroba, fazem umas trufas de avelã e alfarroba de comer e chorar por mais. Uma boa colher por cima de umas papas de aveia, um pouco misturada, melhora e muito as papas. E assim sucessivamente.

Ou seja, para mim, esta é uma manteiga bastante gulosa, com um sabor só dela e com muitas possibilidades, como vimos, de utilização.

Em baixo, encontram a receita desta manteiga de avelã. Contudo, numa nota breve antes de passarmos à mesma, quero avisar que publiquei um artigo na parte do blog aqui do website intitulado Manteigas de oleaginosas – as minhas dicas (4 receitas), no qual, tal como o nome indica, irão encontrar muitas informações úteis para fazerem as melhores e mais deliciosas manteigas de oleaginosas caseiras. Um excelente complemento para a receita que se segue :)

Manteiga de avelã 2

Ingredientes (para 1 frasco pequeno):

250g de avelãs cruas

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 180°C.

2 – Colocar as avelãs numa assadeira e levar ao forno durante 10 minutos, mexendo a meio.

3 – Transferir as avelãs para um processador de alimentos e processar durante 15 minutos (para que a manteiga fique mais “líquida”, o que é ideal para a de avelã), parando a cada minuto para descolar, com a ajuda de um salazar ou de uma espátula, o que fica nas laterais.

4 – Ao fim dos 15 minutos, chegando ao resultado pretendido (caso isto não aconteça, continuar a processar), transferir a manteiga de avelã para um frasco.

5 – Consumir ou guardar.

Conservação:

A manteiga de avelã deve ser guardada num frasco limpo e bem fechado, dentro ou fora do frigorífico. Para mais informações sobre como conservar a manteiga, vejam o artigo Manteigas de oleaginosas – as minhas dicas (4 receitas).

Notas:

Para uma manteiga de sabor mais suave, torrem as avelãs apenas durante 5 minutos. Para um sabor mais intenso, torrem durante 15 minutos (mexendo a cada 5 minutos).

Se não tiverem uma assadeira, podem colocar as avelãs num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, levando este ao forno.

Francisca

1 comentário sobre “Manteiga de avelã”

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.