“YUMMY IN MY TUMMY” :)
Ir já para a receita
Chega o verão, chega o calor, chega a beringela! Nos meses quentinhos, de junho a outubro, podemos contar com ela. E nada melhor para a utilizar do que esta bela massa com beringela assada e molho de tofu com ervas ;)
À primeira vista, pode parecer algo muito complicado de preparar, mas a verdade é que é mesmo muito simples. Começamos por assar beringela e cogumelos (porque tudo fica melhor com cogumelos, não é verdade?). Enquanto isso, cozemos a massa e trituramos todos os ingredientes para o molho de tofu num liquidificador. No final, basta juntar tudo! Estão a ver como é fácil? :)
Devido ao tempo no forno, são necessários cerca de 35 a 40 minutos para preparar este prato, mas os passos são muito simples e não precisamos de estar todo o tempo a cozinhar nem “de vigia” ao forno. Podemos ir preparando, arrumando e adiantando outras coisas em casa! Como tal, esta é mais uma opção prática, como bem sei que gostam.
Pessoalmente, adoro esta massinha! É nutritiva, saborosa e a beringela assada tem todo um outro encanto… Para não falar do saboroso molho de tofu com ervas. Ah, que maravilhosa combinação!
Esta massa com beringela assada e molho de tofu com ervas tem ainda a grande vantagem de ser uma refeição completa numa única receita: temos uma boa fonte de hidratos de carbono na massa, uma boa fonte de proteína no molho de tofu, uma boa fonte de gordura no azeite e uma bela dose de legumes com a beringela e os cogumelos. YES!
Ingredientes (para cerca de 4 pessoas):
2 beringelas com casca
12 cogumelos marron (300g)
3 chávenas + 1/3 de chávena de massa penne ou fusilli (espirais) integral – 200g
2 embalagens de tofu suave/sedoso (“silken”) – peso não escorrido: 600g
3 colheres de chá de sal
Pimenta a gosto (opcional)
3 colheres de chá de alho em pó
2 colheres de chá de orégãos desidratados
2 colheres de chá de tomilho desidratado
2 colheres de sopa de azeite
Água qb (para cozer a massa)
Procedimento:
1 – Pré-aquecer o forno a 180ºC.
2 – Retirar os topos às beringelas e cortá-las em cubos pequenos.
3 – Colocar os cubos numa taça e juntar 1 colher de chá de sal. Envolver muito bem e, com as mãos, apertar e pressionar bem os cubos (esta é uma dica que aprendi com a Oksi do Dicas da Oksi para a casca da beringela não ficar com um sabor amargo). Reservar.
4 – Entretanto, passar à preparação dos cogumelos. Para isso, cortar os cogumelos em sextos, colocá-los numa assadeira grande, juntar 1/2 colher de chá de sal e misturar.
5 – Juntar a beringela à assadeira. Caso a taça onde esta está tenha líquido, descartá-lo.
6 – Adicionar 1 colher de sopa de azeite e misturar tudo muito bem. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos, mexendo após cada 10 minutos.
7 – Entretanto, num tacho médio, colocar água (em quantidade suficiente para cozer a massa) e 1 colher de chá de sal. Colocar em lume alto até ferver, juntar a massa e cozê-la de acordo com as instruções da embalagem (para massa integral, são cerca de 11 minutos). Escorrer, deixando a massa no tacho.
8 – Passar ao molho de tofu. Para tal, num liquidificador, colocar o tofu sedoso (sem escorrer), 1/2 colher de chá de sal, a pimenta, o alho em pó, os orégãos, o tomilho e 1 colher de sopa de azeite. Triturar tudo muito bem (durante cerca de 1 minuto) e reservar.
9 – Depois de escorrida a massa, juntar o molho de tofu ao tacho. Envolver bem e colocar em lume alto até ferver ligeiramente. Diminuir para lume médio-alto e deixar cozinhar por 5 minutos, mexendo frequentemente, para não queimar nem colar ao fundo do tacho. Se necessário, diminuir o lume.
10 – Após os 5 minutos, desligar o lume e reservar, mantendo o tacho sobre o fogão e tapado para que continue quente.
11 – Depois dos 30 minutos no forno, juntar os cogumelos e a beringela à massa com o molho de tofu, envolver tudo muito bem e servir!
Notas:
Se a massa não for consumida na altura e for guardada no frigorífico ou no congelador, pode ser necessário adicionar um pouco de água e misturar tudo muito bem antes de aquecer novamente.
Para o efeito das fotografias, reservar um pouco de beringela e cogumelos assados e servi-los por cima da massa, sem misturar.
Substituições:
A massa penne ou fusilli pode ser substituída por outra ao vosso gosto. No entanto, para um resultado o mais próximo possível do original, sugiro a utilização de uma massa pequena, como os cotovelinhos, por exemplo. Para além disto, não é necessário utilizarem massa integral. Podem utilizar a que preferirem e/ou tiverem em casa: branca, semi-integral, de espelta, sem glúten, etc.
Os cogumelos marron podem ser substituídos por outros cogumelos ao vosso gosto (Paris/brancos ou shiitake, por exemplo). Caso o tamanho dos cogumelos que escolherem seja muito diferente do tamanho dos cogumelos marron, não os devem cortar em sextos, mas sim em pedaços mais pequenos ou maiores (conforme os cogumelos sejam maiores ou mais pequenos do que os cogumelos marron, respetivamente), para que fiquem o mais próximos do que iriam obter com cogumelos marron.
Os orégãos e o tomilho podem ser substituídos por outras ervas aromáticas da vossa preferência, desde que sejam desidratadas (alecrim ou manjericão, por exemplo).
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, basta garantirem que a massa que utilizam está certificada como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.