SABORES DIFERENTES

Palitinhos de tempeh com batata-doce e alecrim
Ir já para a receita

Começo esta receita de palitinhos de tempeh com batata-doce e alecrim por dizer o seguinte: quando provei tempeh pela primeira vez, não gostei nada! O sabor era bem característico e demasiado forte. Em relação à textura, esta também era diferente da textura dos alimentos a que eu estava habituada.

Contudo, não desisti! Assim sendo, dei (não uma mas sim) várias novas oportunidades a este alimento. E… aprendi a gostar! Por isso mesmo, sou da opinião de que este é um alimento em que devemos insistir até gostarmos dele. Isto é, se o quisermos incluir na nossa alimentação. E, claro, apenas me refiro a quando não gostamos dele à primeira; há quem o adore imediatamente! Seja como for, incluir tempeh é uma boa forma de diversificarmos a nossa dieta (o que é mesmo muito importante). Para além disto, o tempeh é uma boa fonte de proteína, com benefícios adicionais por ser fermentado. Só coisas boas :)

Passando à receita de palitinhos de tempeh com batata-doce (assada) e alecrim, esta é uma das minhas formas preferidas de cozinhar tempeh e ajudou-me muito no início (hoje em dia, adoro tempeh!). É mesmo muito simples (tanto a nível de procedimento como de ingredientes) e permite que nos vamos habituando ao sabor deste alimento, ao mesmo tempo que desfrutamos da batata-doce, a qual fica mesmo, mesmo, mesmo deliciosa!

Palitinhos de tempeh com batata-doce e alecrim 2

Bem, por esta altura, já devem estar fartos de se interrogar: “Mas o que é que é “tempeh”? Que nome estranho. Nunca ouvi falar disso…”.

Então, o tempeh é um alimento feito a partir dos feijões de soja no seu estado natural. Apesar de não ser muito conhecida assim, a famosa soja é, na verdade, uma leguminosa – como feijão, grão-de-bico e ervilhas – que cresce originalmente sob a forma de pequenas bolinhas (espreitem aqui para verem do que estou a falar). Estes feijões de soja são fermentados através da adição de um fungo próprio: o Rhizopus oligosporus (atenção, não precisam de começar já a imaginar esquisitisses; pensem primeiro que os cogumelos também são fungos ;) ). Nesta fermentação, desenvolve-se uma espécie de “massa branca” à volta dos feijões de soja e, no final, obtém-se um bloco compacto: o tempeh.

Existem algumas variedades de tempeh, nas quais o feijão de soja é substituído. Por exemplo, por grão-de-bico ou tremoço. Consequentemente, irá haver algumas diferenças no sabor. Pessoalmente, gosto de todas, mas a minha inclinação vai mais para a versão com grão-de-bico.

Palitinhos de tempeh com batata-doce e alecrim 3

Por último, quero ainda dizer que, atualmente, os locais mais fáceis e seguros para encontrarem tempeh são as lojas de produtos biológicos e “saudáveis” (ou de produtos vegetarianos), sempre na zona de refrigeração ou de congelados das mesmas. Sendo do Porto, os meus locais de referência são a Maçaroca Mercearia Viva, o supermercado IdealBio e os vários Celeiros. E, embora não goste de referir marcas, para este produto, acho que faz todo o sentido fazê-lo. Adoro o tempeh original e as várias variedades do mesmo da marca Sal’s Tempeh. É aquela que recomendo mais. E ainda tem a vantagem de ser portuguesa! Se quiserem espreitar, no site da Sal’s Tempeh, encontram os vários pontos de venda ao longo de Portugal.

Para finalizar, vamos lá ver como fazer estes palitinhos de tempeh e esta bela batatinha-doce!

Palitinhos de tempeh com batata-doce e alecrim 4

Ingredientes (para 2 a 3 pessoas):

250g de tempeh cortado em 12 tiras
1 batata-doce laranja grande cortada em 12 rodelas
5 raminhos de alecrim fresco
1 e 1/2 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal
Pimenta qb (opcional)

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2 – Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal (ou com uma alternativa reutilizável – um tapete de silicone, por exemplo).

3 – Colocar no tabuleiro as rodelas de batata-doce e temperar com 1/4 colher de chá de sal, pimenta a gosto, 4 raminhos de alecrim (separando as folhas do ramo – para intensificar o sabor – e usando ambos) e 1/2 colher de sopa de azeite. Misturar tudo muito bem com as mãos.

4 – Levar ao forno por 20 minutos.

5 – Entretanto, temperar as tiras de tempeh com 1/4 de colher de chá de sal, pimenta a gosto, 1 raminho de alecrim (novamente, separando as folhas do ramo e usando ambos) e 1 colher de sopa de azeite. Misturar tudo muito bem com as mãos e reservar.

6 – Passados os 20 minutos no forno, retirar o tabuleiro, virar as rodelas de batata-doce e acrescentar as tiras de tempeh.

7 – Levar ao forno por mais 15 minutos e servir quentinho!

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.