PAPAS DE AVEIA NO VERÃO? :o
Ir já para a receita
Sou fã assumida de papas de aveia! Mas, no verão, “está mesmo muito calor para se comer papas de aveia”… Pelo menos, é isso que dizem! Já eu, não concordo eheheh. Se se adaptar a receita, mudando um pouco os ingredientes e o procedimento, é possível fazer umas deliciosas papas de aveia de verão! Estas papas de aveia, maçã e limão são a prova disso :)
Nelas, temos o sabor docinho e bem notável da maçã (e não apenas nos cubinhos), ao qual se junta o toque refrescante do limão. E este não vai prejudicar o doce com a sua característica acidez, pois não vamos usar o seu sumo… Apenas a raspa! E quanto mais maduro estiver o limão, melhor. Em alternativa à maçã, podem usar uma banana pequena bem madurinha: fica igualmente delicioso!
Assim, a nível de ingredientes, já tratámos de “veranizar” as papas ao acrescentar-lhes a deliciosa e fresca raspa de limão. Pode não parecer, mas é mesmo um pormenor que faz toda a diferença! Para além disto, quanto ao procedimento, vamos deixar arrefecer as papas durante 5 minutos depois de as confecionarmos (mexendo ocasionalmente) para que arrefeçam um pouco ao mesmo tempo que ficam mais grossas (e, consequentemente, mais cremosas). Como tal, vamos acabar com umas fabulosas papas de aveia, maçã e limão… de verão!
Sim, fabulosas. Porque esta receita não é a de umas quaisquer papas de aveia adaptadas ao verão… É de umas papas de aveia absolutamente DELICIOSAS! Com um ótimo e doce sabor a maçã (tanto em pedacinhos com nas próprias papas), a frescura do limão e, ainda, uma cremosidade espetacular, graças ao método de confeção e, especialmente, às sementes de linhaça (ou de chia, se preferirem). Portanto, nada de omitir este ingrediente tão fundamental :)
Deste modo, ficamos com umas belas papas, ideais para desfrutar tanto ao pequeno-almoço como ao lanche da tarde. Tal como já disse, o sabor está todo lá! O mesmo para a textura :) Relativamente à parte nutricional, são uma opção bastante equilibrada e nutritiva: temos bons hidratos de carbono, tanto simples (na fruta) como complexos (nos flocos de aveia) e boas gorduras (nas sementes de linhaça, muito ricas em ómega 3; e nas amêndoas, que vamos usar para decorar e acrescentar um elemento crocante).
Para uma refeição ainda mais completa, basta acrescentar uma boa fonte de proteína. Há três formas muito simples de o fazer. A primeira é trocar a bebida de aveia da receita por bebida de soja (sendo que as papas irão ficar ligeiramente menos doces, mas boas na mesma). A segunda consiste em acrescentar proteína vegetal em pó às papas, na mesma altura em que se colocam os flocos de aveia (a única desvantagem é a pequena alteração de sabor e textura das papas). A última é acompanhar estas papas de aveia, maçã e limão com um iogurte vegetal de soja! No meu caso, recorro muito à primeira e à terceira opções :)
Bem, passamos à receita?
Ingredientes (para 1 pessoa):
3 colheres de sopa de flocos de aveia (finos ou grossos)
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas/sementes de chia
Raspa de 1/2 limão
1 maçã vermelha (madura e docinha) cortada em cubinhos pequenos
200mL de bebida de aveia
1 pitada de canela (opcional)
8 amêndoas partidas grosseiramente (opcional)
Procedimento:
1 – Num tacho pequeno, colocar os flocos de aveia, as sementes de linhaça moídas (ou as sementes de chia), a raspa de limão e a canela. Misturar com um garfo.
2 – Juntar metade dos cubinhos de maçã e envolver, utilizando novamente o garfo. Reservar.
3 – Num recipiente apropriado para utilizar a varinha mágica (como um “copo” ou medidor de plástico alto), colocar os restantes cubinhos de maçã e a bebida de aveia. Triturar tudo muito bem com a varinha mágica (com cuidado, para não saltar).
4 – Juntar a bebida de aveia com a maçã triturada ao tacho, misturar tudo muito bem com o garfo e colocar em lume alto até ferver.
5 – Quando começar a ferver, reduzir para lume médio, mexer com um salazar ou com uma espátula, tapar o tacho e deixar cozinhar por 5 minutos.
6 – Abrir, reduzir para lume médio-baixo, mexer muito bem com o salazar ou com a espátula e deixar cozinhar por mais 5 minutos, tapando novamente o tacho.
7 – Abrir, retirar o tacho do lume e mexer. Deixar as papas arrefecer por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
8 – Transferir para uma tacinha e decorar a gosto com as amêndoas partidas.
9 – Deliciar-se!
Substituições:
A maçã pode ser substituída por uma banana pequena e bem madura. Nesse caso, em vez de se cortar em cubinhos, a banana deve ser bem esmagada com a ajuda de um garfo e adicionada, na sua totalidade, ao tacho, no mesmo momento em que se adicionaria metade dos cubinhos de maçã. Ou seja, a banana não é triturada com a bebida de aveia.
A bebida de aveia pode ser substituída por uma bebida vegetal a gosto (nomeadamente, bebida de soja para uma opção mais rica em proteína, tal como foi referido). Contudo, o sabor da bebida escolhida vai influenciar o sabor das papas.
Nota:
Para o melhor resultado possível, a maçã utilizada deve ser vermelha, madura e bem doce. Uma vez que é através da maçã que vamos adoçar e dar bastante sabor às papas, uma maçã não muito boa vai resultar numas papas de aveia não muito boas. E uma maçã deliciosa vai resultar numas papas de aveia deliciosas!
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, basta garantirem que os flocos de aveia e a bebida vegetal que utilizam estão certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.
Experimentei a receita e ficou divinal! Das melhores papas que já comi! Muito obrigada ❤️
Olá, Andreia! Mas que bom!!
Fico mesmo muito contente :)
Beijinhos,
Francisca