PARA AQUELES DIAS DE MANTA NO SOFÁ…
Ir já para a receita
Lá fora, chove a cântaros. Contudo, cá dentro, a lareira está acesa e vocês estão enrolados na manta mais fofinha de casa a ver o vosso programa preferido na televisão ou a ler o terceiro capítulo do vosso livro favorito. É assim que imagino o melhor ambiente para desfrutar destas papas de aveia, pera e alfarroba.
Como podem ver, esta é uma receita ótima para aqueles dias frios, tanto de inverno como de outono (são estes que me dão mais vontade de comer papas, principalmente estas), e é ideal tanto para pequeno-almoço como para lanche.
Adicionalmente, de todas as minhas receitas de papas de aveia, estas são, sem dúvida, as mais fáceis de preparar, uma vez que todos os ingredientes (com exceção dos toppings) são adicionados no início e não à medida que as papas cozinham. Do mesmo modo, são também as que ficam prontas mais rapidamente.
Por último, apesar de, na receita, estarem indicados alguns ingredientes incomuns e com os quais podem não estar familiarizados, como é o caso da maca e da lúcuma, estes são totalmente opcionais. As papas de aveia, pera e alfarroba continuam a ser deliciosas se escolherem não os utilizar! Todavia, se quiserem experimentar, atualmente, já se encontram à venda tanto em lojas especializadas como nos principais hipermercados convencionais.
Ingredientes (para 1 pessoa):
3 colheres de sopa de flocos de aveia (finos ou grossos)
1 colher de chá de sementes de linhaça moídas
1 colher de chá de alfarroba em pó/farinha de alfarroba
1 colher de chá de maca em pó (opcional)
1 colher de chá de lúcuma em pó (opcional)
3/4 de chávena de bebida vegetal (200mL)
1 pera cortada em cubos
½ colher de sopa de sementes de cânhamo descascadas (opcional)
Procedimento:
1 – Num tacho pequeno, em lume alto, colocar a aveia, a linhaça, a bebida vegetal, a alfarroba, a maca, a lúcuma e meia pera e mexer muito bem.
2 – Quando começar a ferver, reduzir para lume médio-baixo, mexer, tapar o tacho e deixar cozinhar durante 5 minutos (ou até ficar com a consistência pretendida).
3 – Mexer, transferir para uma taça e colocar por cima a restante pera e as sementes de cânhamo.
4 – Desfrutar!
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, basta garantirem que os flocos de aveia e a bebida vegetal que utilizam estão certificados como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.