ESTA É PARA BABAR
Ir já para a receita
Em matéria de sobremesas, os gostos são muito variados. Há aqueles que não apreciam muito o sabor doce, os que gostam de tudo mega docinho, os que adoram bolos, os que preferem sobremesas de comer à colher, os que não resistem a nada que tenha chocolate, os que não o toleram nem um bocadinho… e a lista continua.
Assim sendo, é impossível satisfazer todos. De qualquer forma, penso que bolos de chocolate são do agrado da maioria. Com isto em mente, lembrei-me de preparar não um bolo mas uns queques de cacau. No entanto, o sabor deste último é bem intenso. Logo, pensei em combiná-lo com framboesas para equilibrar. E saíram uns belos duns queques de cacau e framboesa!
Não são nem demasiado doces nem demasiado amargos (mas continuam a ser perfeitos para sobremesa; ou para um lanche em que apeteça um miminho eheheh) e a intensidade do cacau é perfeitamente compensada pela delicadeza das framboesas. São bem fofinhos e, apesar de eu ser suspeita, ficam mesmo bonitos (o rosa da framboesa fica a matar com a cor escura dada pelo cacau)!
São também simples de fazer. Aliás, foram a sobremesa que ensinei a preparar no meu primeiro workshop de culinária: “Juventude na cozinha”, o qual ocorreu no Espaço PAN Porto. Se quiserem ver os pormenores, tenho um post dedicado ao mesmo. Cliquem aqui e vão lá ter. Adicionalmente, fiz uma entrada (pasta de feijão frade e coentros com tostas de sementes – receitas aqui) e um prato de principal (esparguete cremoso com grão, tomate e manjericão – receita aqui). Voltando aos queques de cacau e framboesa, desapareceram num instante! Mas que bom sinal :)
Ingredientes (para 20 queques):
1 e 2/3 de chávena de farinha de espelta (210g) ¼ de chávena + 1 colher de sopa de cacau em pó (25g)
1 colher de sopa de fermento (10g) 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (5g)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas (15g)
2/3 de chávena + 1 colher de sopa de açúcar de coco (100g)
1 chávena de bebida vegetal (250mL)
½ chávena de óleo de coco líquido (120mL) 250g de framboesas
Procedimento:
1 – Pré-aquecer o forno a 180°C.
2 – Escolher as formas de queques a utilizar. No caso de serem de silicone ou de outro material que seja bom antiaderente, reservar. Caso contrário, cortar pequenas tiras finas de papel vegetal e dispor duas em forma de cruz no centro de cada uma das formas. Reservar.
3 – Escolher e reservar 20 framboesas.
4 – Colocar as restantes num prato e esmagá-las com um garfo. Reservar.
5 – Numa taça grande, colocar a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato, o sal, a linhaça e o açúcar de coco.
6 – Misturar tudo com uma colher de pau.
7 – Aos poucos, adicionar a bebida vegetal e misturar muito bem.
8 – Aos poucos, juntar o óleo de coco (60mL) e voltar a misturar bem.
9 – Adicionar as framboesas esmagadas e envolver.
10 – Distribuir a massa pelas formas, colocar uma framboesa superficialmente no centro de cada uma e levar ao forno durante 20 minutos.
11 – Após esse tempo, retirar do forno, deixar arrefecer por 15 minutos, desenformar e deixar arrefecer completamente antes de servir.
Substituições:
A farinha de espelta pode ser trocada por farinha de trigo.
O cacau em pó pode ser substituído por chocolate em pó.
O açúcar de coco pode ser trocado por açúcar branco, açúcar mascavado, açúcar amarelo ou rapadura.
O óleo de coco pode ser substituído por outro óleo vegetal a gosto (óleo de girassol, óleo de grainha de uva, etc.), com a exceção de azeite e outros óleos de sabor muito intenso.
Conservação:
Devido à elevada sensibilidade das framboesas, os queques de cacau e framboesa devem ser consumidos nos dois dias seguintes à sua confeção. Outra opção consiste em conservá-los no frigorífico, aumentando, deste modo, a sua duração.
Olá Francisca!
Acabei de tirar do forno os queques de framboesa e cacau; são uma delícia! ? Bjs
Olá, Marta!
Que bom, fico mesmo muito contente! :)
Muitos beijinhos,
Francisca