MINISSÉRIE DE RECEITAS DE NATAL – PARTE I

Sabores de Natal - Noite de Consoada
Ir já para a receita

O Natal está à porta e já andamos todos em preparativos. Decoração, prendas e muita comidinha deliciosa :)

Esta é uma das alturas do ano que mais adoro por tudo o que envolve. As luzes, os enfeites, a alegria… sente-se mesmo a magia no ar! Mas o melhor de tudo, para mim, é poder passar três dias rodeada das pessoas de quem mais gosto, da minha família. Sim, por aqui, passo três dias neste espírito natalício, entre a família materna e a paterna. O meu Natal só acaba no dia 26 de dezembro e quem me dera que durasse mais!

O convívio é maravilhoso. Todas as conversas, jogos e piadas que trocamos entre nós. A boa-disposição que domina o ânimo de todos e o espírito de partilha e de amor para o qual todos contribuímos. Ai… adoro o Natal!

E Natal é sinónimo de muita comida e comida muito boa! Quantidade e qualidade imperam, sem dúvida alguma. Na noite de dia 24, temos aperitivos para ir petiscando até chegar a refeição (tantos que, quando nos sentamos à mesa, a fome já é pouca); por vezes, uma entradita; a esta segue-se um bom prato de consoada e é tudo terminado pelas mil e uma sobremesas natalícias.

Sabores de Natal - Noite de Consoada 2

Com tudo isto, não podia deixar de partilhar convosco aquelas que vão ser as minhas refeições principais na Noite de Consoada e no Dia de Natal. Não sou a maior fã de seguir todas as tradições (por exemplo, em matéria de sobremesas, é difícil que as de Natal me convençam – sei o que estão a pensar, mas, já tentei e, por agora, não posso fazer nada). No entanto, este ano foi diferente.

Em matéria de prato principal, deixei-me absorver pelo espírito natalício e procurei inspirar-me em todos os sabores envolvidos neste. Surgiu, então, esta minissérie de receitas de Natal, com duas receitas: uma para a noite de 24 (a que estão a ler) e outra para o almoço de 25 (que podem ver aqui). Desta forma, temos “Sabores de Natal – Noite de Consoada (Parte I) e Dia de Natal (Parte II)”.

Assim, nesta primeira parte, temos a batata, a cenoura, a couve, o grão, a cebola, o azeite… todos os encantadores sabores que esta noite fantástica requer! Sabores reinventados, repensados, recriados e repletos de vida. Porque é isto mesmo que se celebra: a vida. E é vida que esta receita transmite.

Sabores de Natal – Noite de Consoada. Não defini um nome propositadamente. Natal não é o prato x ou y. São os sabores acima de tudo. E é exatamente isso que tanto esta receita como a da segunda parte retratam. Deste modo, deixo-vos com os meus Christmas Meaningful Flavours.

Sabores de Natal - Noite de Consoada 3

P.S.: Este prato foi aprovadíssimo pelos meus pais eheheh.

Ingredientes (para 4 pessoas):

500g de grão-de-bico cozido
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 batatas grandes (750g) – com casca, se forem biológicas
3 cenouras – com casca, se forem biológicas
3 folhas grandes de couve coração
150g de tofu sedoso
2 colheres de sopa de bebida vegetal (não adoçada)
2 colheres de chá de sal
Sal negro moído a gosto
Pimenta qb (opcional)
1/2 colher de chá de cominhos em pó
Pitada de noz moscada moída (opcional)
1/3 de colher de chá de curcuma em pó
3 e meia colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de vinagre

Procedimento:

1 – Pré-aquecer o forno a 180ºC.

2 – Lavar e cortar as batatas em pedaços pequenos (mas não muito pequenos) e as cenouras em rodelas.

3 – Para as folhas de couve, cortar cada uma a meio (na vertical) e, de seguida, cortar em tiras horizontais.

4 – Numa assadeira grande, colocar as batatas e as cenouras já cortadas e temperar com 1/2 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de azeite e o vinagre.

5 – Levar ao forno por 25 minutos.

6 – Entretanto, preparar a couve, cozendo as tiras já cortadas durante 5 minutos em água a ferver com 1/2 colher de chá de sal. Passado este tempo, escorrer a couve e reservar.

7 – Enquanto a couve coze, colocar 300g de grão-de-bico numa taça e esmagar muito bem.

8 – Depois, num tacho de tamanho médio, em lume médio-alto, fazer um refogado com 2 colheres de sopa de azeite e a cebola, durante cerca de 3 minutos.

9 – Juntar o alho e deixar refogar por mais 2 minutos,

10 – Adicionar o grão esmagado, mexer e temperar com 1/2 colher de chá de sal, cominhos, noz moscada e pimenta.

11 – Juntar a bebida vegetal, mexer e deixar cozinhar por 2 minutos.

12 – Adicionar os 200g de grão-de-bico restantes, envolver e diminuir para lume médio.

13 – Tapar o tacho e deixar cozinhar por 2 minutos, mexendo a meio. Findo este tempo, desligar o lume e reservar.

14 – Por fim, preparar o tofu (que vai ser mexido). Numa frigideira antiaderente pequena, em lume alto, colocar 1/2 colher de sopa de azeite e o tofu sedoso.

15 – Com uma colher esmagar bem o tofu. Depois, temperar com curcuma e sal negro, misturando tudo muito bem.

16 – Diminuir para lume médio-alto e deixar cozinhar por 2 minutos, mexendo de vez em quando. Desligar o lume e reservar.

17 – Após os 25 minutos no forno, retirar a assadeira e mexer as batatas e as cenouras. Juntar a couve, de forma a que se misture bem. Empurrar a mistura, afastando-a para as laterais da assadeira.

18 – No centro da assadeira, colocar o refogado de grão e o tofu mexido, misturando os dois um pouco.

19 – Levar ao forno por 10 minutos e servir.

20 – Esperar que todos se deliciem e partilhem belos momentos felizes à mesa com todos estes Sabores de Natal para a Noite de Consoada.

Substituições:

O sal negro pode ser substituído por sal marinho, sal iodado ou flor de sal.

Versão sem glúten:

Para versão sem glúten, basta garantirem que a bebida vegetal que utilizam está certificada como tal. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.

Feliz Natal!

Francisca

Deixa uma resposta:

O teu endereço de e-mail não vai ser publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão marcados com um *.