PARA INOVAR
Ir já para a receita
Sopa de abóbora e funcho.
O Meaningful Flavours já conta com um belo repertório de sopas e cremes:
Creme de agrião
Sopa de beldroegas, abóbora e curgete
Creme de cenoura e couve-flor com cebolinho
Creme de beterraba e couve-flor
Creme de abóbora e feijão verde
Sopa de abóbora, espinafres e ervilhas
Agora, chegou a vez do elegante funcho ser a estrela!
Para esta receita, inspirei-me na minha querida e doce avó Mi, que me deu a conhecer este legume surpreendente, o qual utiliza muitas vezes nas suas sopinhas. Para mim, o sabor do funcho é amentolado e faz lembrar anis. Todavia, é mesmo um paladar único! Gosto muito de o utilizar em sopas (aliás, quando não conheço um vegetal, adoro fazer uma sopa com ele para o experimentar – é das melhores formas de termos uma boa primeira impressão). Neste caso, fica uma sopa completamente diferente e muito boa!
Como sei que há quem desconheça este legume (até há pouco mais de 1 ano, era essa a minha situação), podem ver uma fotografia do mesmo através daqui. Quanto à sua preparação, costumo retirar apenas a pequenina parte central em baixo, muito dura. De resto, para a sopa, utilizo tudo (rama incluída)!
Estão prontos para conhecer o delicioso funcho? Vamos a isso!
Ingredientes (para cerca de 20 doses):
1 abóbora manteiga, com casca
1 alho francês grande (incluindo a parte verde escura)
1 funcho, com rama
500g de grão-de-bico cozido (ou 2 curgetes, com casca)
1 couve lombarda
8 dentes de alho
3 cebolas
2,3L de água
1 colher de sopa de sal
Procedimento:
1 – Descascar a cebola e o alho.
2 – Lavar muito bem todos os vegetais e cortá-los em pedaços mais pequenos.
3 – Colocá-los numa panela de pressão e juntar a água e o sal.
4 – Fechar muito bem a panela e colocar em lume alto.
5 – Quando começar a ferver (o vapor começa a sair intensamente), diminuir para lume médio-alto e deixar cozer por 20 minutos.
6 – Após esse tempo, desligar o lume, deixar que todo o vapor saia (muito importante) e só depois abrir a panela.
7 – Finalmente, passar tudo muito bem com a varinha-mágica e servir! Se necessário, retificar a quantidade de água para que a cremosidade seja a pretendida.
Substituições:
A abóbora manteiga pode ser substituída por qualquer outra abóbora de polpa laranja, a gosto (como abóbora menina), desde que o tamanho seja semelhante.
A couve lombarda pode ser substituída por couve coração.
Nota:
Podem dividir a sopa de abóbora e funcho em porções individuais e congelar, de modo a terem sempre sopa à disposição. Quando a quiserem consumir, basta descongelar diretamente num tacho pequeno ou, então, no micro-ondas. Em alternativa (sendo que é isto, por norma, o que eu faço), com 24 a 36 horas de antecedência, podem colocar a dose que vão comer no frigorífico, a fim de que descongele lentamente.
Dica:
Se forem como eu e gostarem da sopa mesmo muito cremosa e bem passada, antes de comerem, transfiram a porção para um recipiente mais pequeno e voltem a passar, durante cerca de 30 segundos, com a varinha mágica. Só assim irão obter o melhor resultado possível: vai ficar muito aveludada e de sabor incomparável! Experimentem.
Sugestão:
Uma vez no prato e antes de servir, experimentem colocar um pouco de sementes de abóbora.