PORQUE SOPA É SOPA
Ir já para a receita
Adoro, adoro, adoro sopa! No entanto, até há algum tempo, sempre que a preparava em casa, não o fazia cuidadosamente. Juntava apenas uma mistura aleatória de diversos vegetais, sem sequer pensar muito se estes combinavam entre si. Ficava saborosa, claro. Mas nada com que eu me deleitasse (sim, para mim, comer uma boa sopa é mesmo um prazer). Daí que não tivesse o hábito de partilhar as receitas.
No entanto, decidi passar a elaborar sopas caseiras com mais atenção, dedicando algum tempo a pensar nos ingredientes que vou usar, de modo a que constituam uma boa combinação. Da mesma forma, comecei a utilizar menor variedade de legumes.
Consequentemente, verifiquei o seguinte: o resultado é mesmo muito melhor! O sabor de cada um dos alimentos é realçado e, como combinam bem entre si, a sopa torna-se numa verdadeira delícia!
Assim, foi com base nisto que fiz esta maravilhosa sopa de abóbora, espinafres e ervilhas, que agora partilho convosco. Ingredientes simples, que combinam entre si, transformando-se nesta reconfortante sopinha (que agora é, sem dúvida, das minhas favoritas)!
Ingredientes (para cerca de 20 doses):
3 cebolas
9 dentes de alho
1 abóbora Hokkaido (com casca, se for biológica)
1 couve-flor (incluindo as folhas verdes)
500g de ervilhas cozidas/congeladas
400g de espinafres frescos
2,5L de água
1 colher de sopa de sal
Procedimento:
1 – Descascar a cebola e o alho.
2 – Lavar muito bem os restantes vegetais e cortar todos em pedaços mais pequenos.
3 – Colocá-los numa panela de pressão e juntar a água e o sal.
4 – Fechar muito bem a panela e colocar em lume alto.
5 – Quando começar a ferver (o vapor começa a sair intensamente), diminuir para lume médio-alto e deixar cozer por 20 minutos.
6 – Após esse tempo, desligar o lume, deixar que todo o vapor saia (muito importante) e só depois abrir a panela.
7 – Finalmente, passar tudo com a varinha-mágica e servir!
Nota:
Podem dividir a sopa de abóbora, espinafres e ervilhas em porções individuais e congelar, de modo a terem sempre sopa à disposição. Quando a quiserem consumir, basta descongelar diretamente num tacho pequeno ou, então, no micro-ondas. Em alternativa (sendo que é isto, por norma, o que eu faço), com 24 a 36 horas de antecedência, podem colocar a dose que vão comer no frigorífico, a fim de que descongele naturalmente.
Dica:
Se forem como eu e gostarem da sopa mesmo muito cremosa e bem passada, antes de comerem, transfiram a porção para um recipiente mais pequeno e voltem a passar, durante cerca de 30 segundos, com a varinha mágica. Só assim irão obter o melhor resultado possível: vai ficar muito aveludada e de sabor incomparável! Experimentem.
Sugestão:
Uma vez no prato e antes de servir, experimentem colocar um pouco de sementes de cânhamo descascadas.