UM CLÁSSICO
Ir já para a receita
Desde que me lembro que gosto de strogonoff. É um prato que é sempre simples e saboroso e tem um molho aveludado que faz as delícias de qualquer um. Considero-o mesmo um dos “clássicos” da gastronomia.
No entanto, esta não é uma receita de origem portuguesa. Na verdade, através de uma breve pesquisa, descobri que teve início na Rússia, no século XIX.
Ao longo do tempo, ganhou popularidade a nível mundial e foi sofrendo algumas alterações. Por exemplo, para mim, um bom strogonoff tem de ter cogumelos, mas inicialmente não era assim. Foram os franceses quem os introduziu na receita.
Assim, resolvi também eu fazer a minha própria versão, criando este strogonoff de tofu e cogumelos com natas caseiras. Mais simples, saudável e, claro, 100% vegetal.
Para isso, escolhi utilizar tofu cortado em cubos e cogumelos marron laminados. Para além disto, desafiei-me a inventar um molho de natas caseiro. Missão impossível? Bem, resultou na perfeição.
“Como?”, perguntam vocês. Nada mais simples do que bebida de soja com um pouco de farinha de araruta e uma pitada de sal. A farinha de araruta (se não conhecem, perguntem aos vossos pais ou aos vossos avós se não se lembram de umas bolachas de araruta eheheh) funciona como um espessante alimentar. Ou seja, ao ser aquecida, vai engrossar, criando um molho do género das natas. E a bebida de soja, neutra e com uma boa textura, também desempenha o seu papel.
Experimentem e verão como funciona! :)
Ingredientes (para 4 pessoas):
500g de tofu cortado em cubos
6 cogumelos marron grandes laminados (300g)
1 cebola picada
1 chávena de bebida de soja não adoçada (250mL)
2 colheres de chá de farinha de araruta
1 colher de chá + 1 pitada de sal
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de alho em pó
2 colheres de chá de orégãos desidratados
Procedimento:
1 – Num tacho de tamanho médio, em lume médio-alto, refogar a cebola no azeite durante 5 minutos.
2 – Juntar os cogumelos e 1/2 colher de chá de sal e deixar cozinhar até perderem toda a água (aproximadamente, 4 minutos em lume médio-alto e 3 minutos em lume alto).
3 – Reduzir para lume médio-alto e juntar o tofu, 1/2 colher de chá de sal, o alho em pó e os orégãos. Mexer e deixar cozinhar por 5 minutos, mexendo a meio.
4 – Entretanto, preparar as natas caseiras.
5 – Para isso, colocar a farinha de araruta, a pitada de sal e a bebida de soja numa taça pequena e misturar muito bem com uma colher de chá.
6 – Após os 5 minutos, juntar esta mistura ao tacho e mexer muito bem. Deixar cozinhar durante 1 minuto.
7 – Voltar a mexer e diminuir para lume médio-baixo. De seguida, tapar e deixar cozinhar por 2 minutos.
8 – Abrir, mexer e servir!
Nota:
É praticamente obrigatório acompanharem este strogonoff de tofu e cogumelos com arrozinho, que pode ser branco ou integral.
Substituições:
A farinha de araruta pode ser trocada por amido de milho (vulgarmente conhecido por “farinha maizena”).
Os cogumelos marron podem ser substituídos por cogumelos Paris (cogumelos brancos), sendo que haverá um pequeno “prejuízo” no que toca à cor (já não existirá o contraste dado pelo castanho dos cogumelos marron). No entanto, o sabor continuará igual.