O MELHOR TOFU MEXIDO!
Ir já para a receita
O melhor tofu mexido com coco fumado! Wow. Mas que receita!
Este tofu mexido com coco fumado é uma verdadeira delícia. Para além das cores bem chamativas que nos convidam logo a dar uma dentada, o tofu fica mesmo muito cremoso e saboroso, combinando na perfeição com o crocante salgado do coco fumado.
E, apesar do que possam pensar, é bastante fácil e rápido de fazer! Apenas precisam de uma frigideira e de uns meros 10 minutos para terem este deleite na vossa mesa, o que vos parece? :)
Para servir, sugiro umas boas torradinhas de pão (caseiro, se possível) – no meu caso, adoro servi-lo com pão integral de trigo ou de espelta – ou até mesmo com arroz. Juntando uns legumes, fica uma refeição completa, equilibrada e bem nutritiva, com tudo aquilo de que precisamos! Um belo almoço ou jantar, pois claro! Mas também pode perfeitamente ser um delicioso pequeno-almoço ou lanche eheheh. A escolha é vossa.
Antes de passarmos à receita (do melhor tofu mexido que alguma vez fiz ou experimentei), quero apenas explicar melhor 2 pormenores da mesma. Em primeiro lugar, o tofu que é utilizado. Este não é o típico bloco duro de tofu, mas sim o tofu sedoso/suave (“soft”/”silken” em inglês), que possui uma textura e consistência bem mais cremosa e aveludada, o que o torna perfeito para este prato! Como a qualidade do tofu varia muito de marca para marca, recomendo que utilizem o tofu sedoso da Clearspring (podem ver uma imagem da embalagem aqui). Em Portugal, vende-se no Celeiro, na Auchan e na Go Natural. Além destes locais, pode ser encontrado na Maçaroca Mercearia Viva (Porto) e na Miosótis (Lisboa) :)
Seguidamente, na receita, há a opção de utilizar o sal negro. Este é um sal escuro cujo sabor faz lembrar o sabor do ovo, pelo que há quem goste de o utilizar em receitas de tofu mexido. No entanto, é totalmente opcional e, para esta receita em particular, eu não o utilizo, uma vez que já é mesmo muito saborosa!
Para terminar, relembro a receita de tofu mexido com salsa e tomate cereja! Também muito colorida e cheia de sabor (neste caso, utilizando um bloco de tofu normal, como aqueles a que estamos habituados). Não consigo escolher entre as duas, portanto, nada como experimentarem e contarem-me o veredito eheheh :)
Ingredientes para o tofu mexido (para 2 pessoas):
1 embalagem de tofu sedoso (300g)
1/2 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de curcuma/açafrão-das-Índias em pó
1 colher de chá de alho em pó
1/2 colher de chá de sal (ou sal negro a gosto)
1/2 colher de sopa de levedura nutricional (opcional)
Ingredientes para o coco fumado:
2 colheres de sopa de coco laminado/lascas de coco
1/4 de colher de chá de pimentão doce fumado
1 colher de chá de molho de soja
Procedimento:
1 – Num recipiente pequeno, colocar o coco laminado, o pimentão doce fumado e o molho de soja. Misturar muito bem, garantindo que o molho de soja e o pimentão fumado se espalham por todas as lascas de coco. Reservar e passar ao tofu.
2 – Para isso, numa frigideira antiaderente pequena, em lume médio-alto, colocar o azeite e espalhar bem (com um pincel de culinária ou pegando no cabo da frigideira com a mão e inclinando nas várias direções; se a frigideira estiver quente, o azeite espalha-se muito bem).
3 – Adicionar o bloco de tofu sedoso e esmagar com a ajuda de uma colher (de pau) até ficar parecido a ovos mexidos.
4 – Temperar com a curcuma/açafrão, o alho em pó e o sal, misturando bem (novamente, com a colher de pau), de forma a que os temperos vão para todo o tofu.
5 – Deixar cozinhar durante 5 minutos, em lume alto, mexendo de vez em quando com a colher de pau.
6 – Depois, desligar o lume, acrescentar a levedura nutricional (opcional), misturar muito bem com a colher de pau, retirar o tofu da frigideira e reservar.
7 – Colocar a mesma frigideira (agora vazia) em lume médio-alto e colocar nela as lascas de coco marinadas, tentando que fiquem bem distribuídas pela frigideira (e não sobrepostas). Deixar cozinhar durante 30 segundos a 1 minuto.
8 – Com jeitinho, virar as lascas de coco (não precisa de ser na perfeição ;) ) e deixar que cozinhem durante 30 segundos a 1 minuto.
9 – Desligar o lume e servir o tofu mexido com o topping de coco fumado!
Substituições:
Caso não apreciem o sabor de fumado, o pimentão doce fumado pode ser substituído por pimentão doce.
A levedura nutricional é apenas um toquezinho extra. Se não a tiverem em casa, sintam-se à vontade para a omitir. Vão obter um resultado igualmente delicioso!
Nota:
Este tofu mexido com coco fumado foi pensado para funcionar tanto como pequeno-almoço/lanche como almoço/jantar. Para o primeiro caso, fica ótimo quando colocado por cima de umas torradinhas (e se o pão for caseiro, ainda melhor! No meu caso, costumo utilizar pão caseiro integral de trigo ou de espelta, como o que veem nas fotografias). Para ser uma refeição principal, podem acompanhá-lo na mesma com pão ou, em alternativa, com arroz (ou outro acompanhamento à escolha). Juntando uns legumes, obtêm uma refeição completa, nutritiva e deliciosa com tudo aquilo de que precisam! Que delícia.
Versão sem glúten:
Para versão sem glúten, utilizem um molho de soja certificado como tal. O molho de soja tamari cumpre este requisito. Os outros ingredientes são naturalmente isentos de glúten.
Olá Francisca. 🙂 Descobri o teu blog esta semana. Já fiz esta receita como prato principal, acompanhado de arroz integral e bróculos cozidos a vapor e adorei! O côco fumado como topping é espantoso! Obrigada pela partilha! ❤😘
Olá, Mafalda! Nem sabe como fiquei contente com a sua mensagem! Mas que bela refeição :)
Espero que continue a acompanhar o Meaningful Flavours e a (a)provar as receitas eheheh.
Muitos beijinhos,
Francisca