O MEU PRIMEIRO WORKSHOP
No passado dia 10 de agosto, decorreu um evento no Espaço PAN Porto (Rua do Barão de Forrester n°783) intitulado “Alimentação Vegetariana – Ambiente, Ética, Saúde e Sociedade”.
O objetivo foi a promoção de uma alimentação de origem 100% vegetal, através de dois workshops, em estilo showcooking, e de uma mesa redonda, na qual foram debatidas opiniões e expostos vários temas.
Na página de Facebook do evento (a que podem aceder através daqui), dizia-se o seguinte:
”São cada vez mais as pessoas que optam por uma alimentação de base vegetal, seja por consciência ambiental, ética e/ou de saúde.
O estudo citado pela Associação Vegetariana Portuguesa refere a existência de 120.000 pessoas vegetarianas em Portugal, sendo que 60.000 seguem uma alimentação estritamente vegetariana.*
Recentemente, o Jornal Expresso referiu-se a estas mudanças como “uma revolução imparável” e o The Guardian nomeou 2019 como o ano do veganismo.
Junta-te a nós no dia 10 de Agosto.
Programa:
12h00 – Workshop “Juventude na Cozinha”
com Francisca Assunção do projecto Meaningful Flavours
14h00 – Mesa Redonda
“Os impactos ambientais das escolhas alimentares” – Nuno Forner, Associação Zero
“As dinâmicas sociais de um vegetariano” – Nuno Alvim, Associação Vegetariana Portuguesa
“Comportamentos para com «animais de produção»” – Rui Pedro Fonseca, Investigador Integrado no Centro de Investigação de Estudos em Sociologia
“A perspectiva de um nutricionista sobre a alimentação vegetariana” – Ricardo Moreira, Nutricionista
Moderação: Bebiana Cunha do PAN – Pessoas-Animais-Natureza
15h30 – Workshop “Tradição (com)paixão”
com Elsa Pinto do projecto Capuchinho Verde
*https://www.avp.org.pt/noticias/120-000-vegetarianos-portugal-numero-quadruplicou-numa-decada/“.
Ou seja, como puderam reparar, o primeiro momento deste evento foi, nada mais nada menos, do que o meu PRIMEIRO WORKSHOP DE CULINÁRIA!
Quando recebi o convite do PAN Porto para participar neste evento, fiquei muito contente e foi com um enorme gosto que mostrei a uma plateia de cerca de 40 pessoas como preparar três receitas 100% vegetais deliciosas: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, ao mesmo tempo que contei a minha “história” de transição para uma alimentação estritamente vegetariana, isto é, em que não consumo nenhum ingrediente de origem animal nem derivados.
As receitas foram as seguintes: pasta de feijão frade e coentros com tostas de sementes, esparguete cremoso com grão, tomate e manjericão e queques de cacau e framboesa.
Elaborei-as especialmente para o workshop. Sendo o tema “Juventude na cozinha”, todas elas têm em comum o facto de serem fáceis de fazer, práticas e relativamente rápidas. Para além disto, os ingredientes são acessíveis. E tal não poderia ser de outra forma. Por experiência, e embora eu seja a exceção, dado que adoro cozinhar e passar muito tempo na cozinha, sei que os jovens não apreciam muito o ato de confeção dos alimentos (gostam mais é de depois os comer eheheh), pelo que a rapidez, a praticidade e a acessibilidade, em conjunto com o sabor, foram os fatores que mais tive em conta ao desenvolver estas receitas.
Assim, posso agora dizer, com muita alegria, que não podia ter corrido melhor. Os três pratos foram devorados por todas as pessoas presentes. Houve várias repetições (com pedidos de “Pode colocar mais um bocadinho, por favor?” :) ) e, no final, não sobrou um único bocadinho. A pasta de feijão frade e as tostas desapareceram, o tacho de esparguete foi rapado e os queques evaporaram-se. E eu fiquei mesmo muito feliz!
Recebi muitos elogios (houve quem ficasse surpreendido – no bom sentido – por ser o meu primeiro workshop), mas o mais importante de tudo foi poder partilhar pessoalmente aquilo que me traz tanta felicidade e, desta forma, inspirar um pouco aqueles que assistiram. Ver em primeira mão as reações não tem comparação.
Desta forma, escusado será dizer que estou cheiíssima de vontade de fazer mais e mais e mais!
Por fim, como sei que estão ansiosos pelo que se segue, aqui estão as receitas!
Entrada – Pasta de feijão frade e coentros com tostas de sementes
Uma pasta muito simples de fazer, repleta de sabores tradicionais e que promete agradar a todos os que gostam de ingredientes bem portugueses. Umas deliciosas tostas caseiras, com inúmeras variações possíveis que complementam a primeira na perfeição.
Prato principal – Esparguete cremoso com grão, tomate e manjericão
Nada mais nada menos do que uma combinação deliciosamente maravilhosa transformada num prato nutricionalmente completo. Preparem-se para o adorarem :)
Sobremesa – Queques de cacau e framboesa
Cacau intenso. Framboesas delicadas. Equilíbrio. Mas que queques deliciosos!
Francisca
PS: Deixo-vos com uma foto minha (com cara de cansada, mas feliz) e do Jack, que também gostou muito do workshop e assistiu sempre muito bem-comportado ;)